O Fator Assembleia... positivo!

O Deputado Estadual, Presidente da Assembleia de Rondônia, fez toda a diferença no cenário político regional em 2012.

Publicada em 21/01/2013 às 08:12:00

David Nogueira

1. Um pedigree indesejável! A política rondoniense, não obstante suas honrosas e heroicas exceções, não pode ser, por sua histórica recente, classificada de modelo a ser seguido e apreciado pelo país verde amarelo afora. Com uma frequência incômoda, temos comparecido aos noticiários políticos locais e nacionais de forma não só negativa, mas policialesca. Uma coisa é certa, a bandalheira foi democrática e atingiu todos os Partidos Políticos, embora o alarde e repercussão sempre são mais ampliados com algumas siglas que com outras. Isso tem feito um perigoso nivelamento por baixo e alimentado à descrença na atividade política de muita gente.

2. O que há de novo? No meio de toda essa lambança político-administrativa, não há como deixar de notar um nome nesse contexto. Tachado de “porra louca”, “desequilibrado”, “mentiroso”, “inconsequente”, “enlouquecido pela tinta do cabelo” (o rapaz até desistiu disso), o Deputado Estadual, Presidente da Assembleia de Rondônia, fez toda a diferença no cenário político regional em 2012. Com um linguajar simples, objetivo e envolvente, fez uma comunicação direta com o povo. Com determinação e persistência de nordestino, mostrou ter razão em tudo (ou quase tudo) que declarou e acusou... E agora??

3. Poderia ser mais... O caso envolvendo Valter Araújo e sua turma foi emblemático. Pela primeira vez na história do Estado, um deputado, presidente do Poder Legislativo, foi preso, cassado, e outros seis foram punidos. Uns dirão que foi pouco (uma merreca de punição), porém nunca nada foi feito com tamanha intensidade... Fez-se o que a correlação de forças políticas no momento permitia e os processos continuam na Justiça.

Nesse cenário atípico, algo não passou despercebido!!!

Quem esteve à frente de tudo isso por um capricho do destino? O mesmo Deputado Hermínio. Nesse salseiro, os desdobramentos da operação Termópilas desnudaram também a participação de vários membros do Governo Estadual. As denúncias promovidas pelo Deputado, de forma quase isolada, causaram um Tsunami gigantesco. Tudo culminou com o arquivamento vexatório da CPI da Folha de Pagamento sem uma assinatura sequer...

Dando Secretaria para deputados e rearranjando espaços para os desafetos políticos, o Governo conseguiu reverter o processo, mas o estrago foi grande em vários sentidos... e, lamentavelmente, atingiu quase todos.

4. A prefeitura de Porto Velho Na sua forma direta e sem variação de muitos adjetivos contundentes, Hermínio, há muito tempo, desferia pesadas críticas e denúncias contra uma banda da administração da prefeitura de Porto Velho. Foi tachado de muita coisa ruim e sua credibilidade era questionada a cada gesto. Por uma fatalidade do destino, a PF, o Ministério Público Federal e a Ministério Público Estadual desencadearam uma forte operação policial levando para cadeia, de uma só tacada, uma série de Secretários Municipais e servidores. Além disso, afasta das funções o Prefeito da Capital (como não podia deixar de ser, tudo bem detalhado em cadeia de TV nacional e estadual). O que se pensar?...

5. É ou não um fator novo? O Deputado inquisidor está na mira de muitos adversários políticos... Mas, até agora, nada foi revelado de concreto. No inconsciente coletivo, Hermínio passa a ser uma pessoa simples, com princípios morais, que luta arduamente contra a corrupção, bandalheira e imoralidade. Voz que defende a população com garra.

Independentemente de isso ser verdadeiro ou não, o fato é que a imagem do Poder Legislativo melhorou. Há uma sensação incomum de que o Governo do Estado precisa ficar atento, pois a Assembleia vai fiscalizar de fato e de direito as suas ações. Mesmo com críticas individuais a seus membros (o que é normal), há a certeza da ação do Poder Legislativo que, pela primeira vez em muitos anos, parece ter a noção exata do que fazer, como fazer e quando fazer. Ainda assim, não se tem a certeza de que se fará o que se espera, pelo fato das correlações de forças serem díspares e instáveis para todos os lados. Entretanto, existe algo novo no ar. Algo a chamar a atenção e tal peculiaridade parece agradar.