O discurso que não foi dito (prefeitos)

Confúcio Moura, governador de Rondônia

Publicada em 03 de janeiro de 2017 às 03:24:00

 

No post desta segunda-feira, 2,  apresentei um discurso básico aos prefeitos empossados. Hoje, proponho a todos os 52 (cinquenta e dois) prefeitos a serem especiais, mas, pensarem absolutamente diferente. De Pimenteiras a Porto Velho, iniciarem o trabalho de educação coletiva das suas cidades. Por exemplo, PARAR NA FAIXA DE PEDESTRE. Você pensa que é fácil isto, não é. Demora 1 ano de trabalho da Prefeitura para educar a população. Pode fazer de tudo, moças na rua, palhaços, guardas, alunos, guarda-mirim – gente com apito, voluntários, estagiários – para ajudar idosos a atravessar a rua, deficientes físicos, enfim, a todos. Com l ano de trabalho, a cidade estará pronta para PARAR NA FAIXA DE PEDESTRE.

AS CALÇADAS – Não é o morador que deve, do seu jeito, construir calçadas. A Prefeitura deve implantar o modelo de projetos, de calçadas inteligentes e  deixar disponível a todos, A própria prefeitura iniciar a construção de calçadas com ACESSIBILIDADE. Não só calçadas, mas, também os prédios públicos, todos, devem, conter no projeto,  os acessos para deficientes físicos e idosos. Lembrar que a rua é para todos. Nesta hora que o recurso próprio ajudará muito. Ou buscar emendas parlamentares para este fim.

LIXEIRAS – Cada prefeito, colocar na cabeça que a sua cidade deve ser a mais limpa do mundo. Sem lixo jogado na rua, pelo pedestre, pela loja, pela construção civil, pelo veículo que passa, pelo jovem “turbinado” nos finais de semana.  Uma boa comunicação será muito importante de educação coletiva. Que pode iniciar pela escola. Mas, como a cidade pode ser limpa, se não tem lixeiras visíveis a curtas distâncias. As lixeiras podem ser simples, até mesmo, tambores pintados, fixados aos postes. A cidade inteira.

PRAÇAS PÚBLICAS – estes ambientes são para encontro do povo. Devem ser limpos, bem mantidos, arborizados e iluminados, com bancos, parques e academias para idosos e espaços para exercícios físicos, como pistas para caminhadas.

ARBORIZAÇÃO – Rondônia é região tropical, quente e úmida. As cidades devem ser bem arborizadas, ruas e quintais – manter as árvores existentes e plantar mais e mais. Aqui e ali, bem bolado, árvores frutíferas e com floridos especiais. Fica muito bonito e ecologicamente agradável.

PRÉDIOS PÚBLICOS – reformados e novas construções. Não esquecer de pedir ao arquiteto, para introduzir neles as a) PLACAS DE ENERGIA SOLAR, encarece um pouco, mas, vale a pena. As placas gerarão energia para iluminação interna, tocar ventiladores, até mesmo ar condicionado. Um economia e tanto na conta de luz. b) AGUA DA CHUVA –  armazenagem da água da chuva, muita, para servir para limpeza de áreas, aguar plantas, tocar os banheiros. c) O LIXO – A coleta, destinação do lixo do prédio -muito importante, que a reciclagem, pode iniciar em cada prédio. E ali mesmo separar o que seja resto de comida  dos produtos sólidos. E o material orgânico ir para compostagem – adubo. Um belo programa municipal.  O resultado será fantástico. d) VENTILAÇÃO – Para diminuir a temperatura interna do novo prédio, as janelas e portas devem permitir o fluxo do ar. O ar deve correr por dentro e sair. Para diminuir o uso do ar condicionado. e) CLARDADE – Deixar o sol entrar, não esquecer da luz natural – reduzirá o consumo de energia elétrica. Além de dar exemplo para a cidade inteira.

SERVIÇOS AMBIENTAIS e INCENTIVOS AMBIENTAIS – No Brasil pouco ou nada se faz neste sentido. Mas, está na hora de cada prefeito, fazer economia e criar por lei um incentivo, em seu municipio, bem bolado para pequenos produtores, chacareiros, organizações não governamentais que prestem serviços ambientais. Como produção de mudas, recuperação de nascentes, proteção de parques, recuperação de rios ameaçados, preservação de matas ciliares. E aqui, o assunto é vasto. Um exemplo local bem estruturado, já irradiará o seu município em relação aos demais.

Estas ações, fogem um pouco, do trivial de um prefeito. Mais do que lógico que deve cuidar da saúde, das estradas, das pontes, das escolas, das lâmpadas das ruas. Mas, a diferença entre um e outro, estará justamente nestes programas, que propus acima.

Boa sorte. Estamos juntos.