Nazif não será afastado, nem cassado

Valdemir Caldas

Publicada em 30 de October de 2014 às 06:18:00

A Câmara Municipal de Porto Velho reuniu-se, hoje, quarta-feira (29), extraordinariamente, para apreciar e votar o Parecer da Comissão Especial, criada para examinar denúncias de eventuais irregularidades na administração do prefeito Mauro Nazif (PSB), mas, antes mesmo que o vereador Aélcio da TV (PP) iniciasse a leitura de seu relatório, o presidente da Casa, Alan Queiroz (PSDB), após conversar com membros da Mesa Diretora, resolveu encerrar a Sessão, por medida de segurança.

Não é por demais repisar, contudo, que a Comissão Especial foi criada em decorrência de denúncias apresentadas pelo jornalista Carlos Caldeira, envolvendo, dentre outras coisas, compra de votos, direcionamento de contratos e compra de material esportivo sem licitação. Como de costume, os trabalhos da Comissão foram cercados de rumores e suspeitas, que a população terá a oportunidade de validá-los ou não, na próxima segunda-feira (3), quando, então, o plenário dará a palavra final sobre o caso.

Ao que se sabe, a Comissão decidiu pela aceitação de oito das nove denúncias, mas aliados de Nazif só aceitam investigá-lo com ele no cargo e, para justificarem sua posição, recorrem ao art. 91 da Lei Orgânica do Município, segundo o qual o prefeito só ficará suspenso de suas atribuições, após a instauração de processo administrativo na Câmara, o que não é o caso. A sessão de hoje era apenas para o plenário decidir se o prefeito seria ou não investigado.

Essa já é a segunda vez que a Câmara tenta apear Nazif da prefeitura, mas, pelo visto, novamente, não logrará êxito. Até onde se sabe, dos vinte e um vereadores, quatorze estariam com o prefeito. Um deles, Cabo Anjos (PDT), disse que, no início das discussões, pensou em votar a favor do relatório, mas depois que leu a LOM, desistiu da ideia. Para ele, “se afastássemos o prefeito do cargo sem que lhe fosse dado o direito de contradita, seria atirar no próprio pé, pois ele voltaria ao posto pelas mãos da Justiça. E isso seria péssimo para a imagem da Câmara”.

Por isso, os assessores que lotaram o plenário da Câmara, podem dormir tranquilos que Nazif não será afastando da prefeitura, nem perderá seu mandato.