Mortes no campo: Mosquini defende regularização fundiária como ação preventiva de conflitos

O deputado federal Lúcio Mosquini (PMDB-RO) participou na manhã desta terça-feira (01) de uma reunião no Palácio Rio Madeira, sede do Governo de Rondônia, que debateu a violência no campo.

Assessoria
Publicada em 02 de agosto de 2017 às 13:45
Mortes no campo: Mosquini defende regularização fundiária como ação preventiva de conflitos

O deputado federal Lúcio Mosquini (PMDB-RO) participou na manhã desta terça-feira (01) de uma reunião no Palácio Rio Madeira, sede do Governo de Rondônia, que debateu a violência no campo. "Foram 33 mortes em apenas 12 meses, um número inaceitável", afirmou Mosquini.

Participaram da reunião o governador Confúcio Moura, o presidente da Assembléia Legislativa Maurão de Carvalho, o Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania Lioberto Caetano e o Secretário de Desenvolvimento Ambiental Vilson de Salles, entre outras autoridades.

Estiveram presentes também diversos produtores rurais e representantes de associações como a Faperon - Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia, CNA e Associação dos Pecuaristas de Rondônia.

Mosquini fez uma exposição sobre a nova lei de regularização fundiária, a qual conduziu sua aprovação no Congresso Nacional, e como ela pode ajudar a reduzir os conflitos agrários em Rondônia. "A nova lei 13.465/17 oriunda da MP 759, marca um novo ciclo na regularização fundiária em nosso estado. A agricultura e a pecuária são o motor de nossa economia e o aumento crescente da violência no campo prejudica não só esta cadeia produtiva mas indiretamente toda a população de Rondônia", afirmou.

As lideranças rurais relataram ao governador Confúcio Moura e às demais autoridades os diversos tipos de ações criminosas praticados por grupos que atuam em todo o estado. "Apesar de todas as dificuldades o governador Confúcio Moura tem feito sua parte. Por exemplo, o governo está repassando dez caminhonetes para reforçar o trabalho do Incra e regularizar cerca de 6.400 imóveis", afirmou Mosquini.

Entre as sugestões apresentadas na reunião está a de Hélio Dias, presidente da Faperon, que propôs a majoração da taxa de emissão da Guia de Transporte Animal (GTA) para custear ações voltadas ao patrulhamento no campo.

Além de falar da lei 13.465/17, que estabelece novas regras para a regularização de terras da União ocupadas na Amazônia Legal, Mosquini explanou também sobre sua proposta para a criação do Instituto de Terras e Colonização de Rondônia, o Iteron.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    joao roberto 02/08/2017

    SENHOR DEPUTADO MOSQUINI A VIOLENCIA NAO EXISTE QUEM A FAZ ACONTECER SAO OS SEM LEI E APOIADOS POR ALGUNS SETORES DA SOCIEDADE QUE QUANDO SE INVADE UMA PROPRIEDADE VAO LA E SE COLOCAM A FAVOR DOS FORA DALEI E OS PATROCINA COM COMIDA ETC E TAL, MAS SE QUANDO INVADIR UMA TERRA O EXERCITO TOMAR DECISAO DE CERCAR A AREA E PROIBIR A ENTRADA DE ARMAS E COMIDA EU PERGUNTO QUANTOS DIAS DURA A INVASAO, AI ACABA A INVASAO E A VIOLENCIA POIS ESTES INVASORES SEMPRE MATAM E QUANDO MORRE E UM COITADO MAS OS QUE ELES MATAM NINGUEM FALA.

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook