Moradores da margem esquerda do Rio Madeira recorrem à prefeitura

Ministério Público pediu a retirada de 18 mil famílias depois que ex-prefeito vetou a expansão urbana.

Publicada em 19 de janeiro de 2017 às 09:14:00

Um grupo de moradores de comunidades localizadas às margens esquerda do rio Madeira recorreram à prefeitura para não serem retirados do local. O grupo foi atendido no início da noite de terça-feira (17) pelo vice-prefeito Edgar Tonial, o Edgar do Boi e o chefe de gabinete, Breno Mendes, a quem relataram seus dramas. Os moradores se dizem naiminência de perderem seus lotes por causa de uma ação na justiça. Edgar do Boi afirmou que a gestão municipal quer concluir a elaboração do Plano Diretor da cidade até março deste ano, no qual as comunidades serão contempladas.

Breno Mendes, declarou que o prefeito dr Hildon Chaves é favorável a expansão da área urbana de Porto Velho para a margem esquerda do rio e que vai buscar alternativas dentro da legalidade para que os moradores daquela região não sejam penalizados com a perda de seus lotes.

Segundo informou o morador Oseias Luiz Neves, a expansão urbana foi aprovada pela Câmara de Vereadores, mas vetada pela gestão anterior. Com isso, o Ministério Público estadual entrou com ação na justiça declarando a ilegalidade de todas as moradias, loteamentos e empresas. Neves também afirma que, por conta disso, foi expedida uma liminar para retirar as 18 mil pessoas que habitam a área.

A pedido do chefe de gabinete foi formada uma comissão composta por cinco moradores para tratarem do assunto junto à prefeitura. A primeira reunião do grupo com os representantes da administração municipal foi agendada para a próxima sexta-feira (20), às 21 horas, na prefeitura. Além disso, Mendes se comprometeu em levar o prefeito até a comunidade para conhecer de perto a realidade dos moradores.


Texto e fotos: Comdecom