Maurão de Carvalho recebe diretores do jornal Alto Madeira, que completa 100 anos em abril

Assembleia deverá realizar Sessão Solene em homenagem ao centenário do periódico.

Publicada em 24 de fevereiro de 2017 às 15:17:00

Eranildo Costa Luna    

Ao lado do presidente Maurão de Carvalho , o grande jornalista Euro Tourinho, O Diretor           

                                                            

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), se reuniu em seu gabinete nesta quinta-feira (23) com o jornalista e diretor superintendente do Jornal Alto Madeira, Euro Tourinho, acompanhado do gerente comercial e gráfico, Ítalo Tourinho, do historiador Anysio Gorayeb e do ex-reitor da Universidade Federal do Pará, Manoel Tourinho.

Em 15 de abril próximo, o Alto Madeira completará 100 anos de existência, um dos 50 jornais do mundo a ostentar esta marca, sendo o segundo mais antigo da Amazônia e entre os mais longevos do Brasil e da América Latina.

Maurão de Carvalho destacou a importância do veículo de comunicação para a construção da história rondoniense. O deputado informou que irá destinar uma data para a realização de uma Sessão Solene em homenagem ao centenário jornal.

“O Alto Madeira tem testemunhado a nossa história, valorizado a nossa cultura, contribuído para a sociedade de forma decisiva. O nosso reconhecimento ao jornal e à família Tourinho, pelo grande trabalho que realizam ao longo de todo esse tempo”, destacou.

Euro ressaltou que a família Tourinho comanda o periódico há 66 anos. “Estamos chegando ao centenário com vigor, com pujança e sempre primando pela prática do bom jornalismo, com ética e com comprometimento social, em defesa de Rondônia, da Amazônia e do Brasil”, ressaltou ele, que tem uma trajetória no jornalismo impresso que se confunde com a história do jornal.

Anísio apontou que o Alto Madeira foi fundado em 15 de abril de 1917, pelo médico e prefeito de Porto Velho à época, Joaquim Augusto Tanajura. “A história de Rondônia, com seus ciclos econômicos e migratórios, seus personagens políticos e sociais, tem sido revelada com esmero ao longo de quase 100 anos pelo Alto Madeira”, completou.