Marinha Raupp: Ministério da Saúde anuncia novidades para Rondônia

A deputada Marinha disse que os encontros que acontecem ainda este mês significam que Rondônia saiu na frente do governo federal.

Publicada em 28/01/2013 às 09:24:00

Durante o seminário de acolhimento e integração organizado pela Sesau, nos dias 24 e 25, nas dependências do Aquarius Selva Hotel, em Porto Velho, o diretor de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Heider Pinto, antecipou os anúncios dos encontros entre secretários de saúde e prefeitos nos dias 28 e 29 de janeiro com a presidenta Dilma Roussef e de 31 de janeiro a 01 de fevereiro com o Ministro da Saúde Alexandre Padilha, o que segundo ele reforça e consolida a estratégia utilizada pela Sesau de Rondônia.

Heider lembrou que o Ministério da Saúde apoia todas as medidas conjuntas, termos e identidades que convergem com as metas do ministério e anunciou que mais de 25 milhões será destinado a saúde primaria de Rondônia. O diretor disse ainda que novos repasses serão oportunizados para adequar as unidades básicas de saúde dos municípios, inclusive com formatos que contemplarão a construção de sala de observação.

A entrega das 57 camionetes aos gestores durante o evento é parte do recurso fruto das emendas parlamentares dos políticos federais de Rondônia, um orgulho para a deputada federal Marinha Raupp, que visitou as oficinas do seminário e disse que a importância do acolhimento é passar informações para os novos gestores, para nova administração, e até mesmo para os que foram reeleitos.

A deputada Marinha disse que os encontros que acontecem ainda este mês significam que Rondônia saiu na frente do governo federal. “Fazer o acolhimento é participar com informações que fazem a diferença, é a união das três esferas governamentais, porque saúde não é problema é solução, a doença é que é o problema” – fez a analogia. A deputada federal elogiou a capacidade técnica do novo secretario da saúde e disse que governo tem um técnico renomado, que antes de tomar posse em Rondônia recebeu convite do senador Romero Jucá para assumir a secretaria de saúde de Boa Vista, mas tomou a decisão de ficar em Rondônia.

Todo o programa da Sesau para fortalecimento da atenção básica teve o apoio dos 52 municípios para construção da Carta de Rondônia, um pacto elaborado a mãos pelos mais de 200 participantes do evento. “A estratégia construída pelo governo de Rondônia para saúde, as 57 camionetes adquiridas com a ajuda dos 11 parlamentares federais, representam 80% de resolutividade e solução coletiva para saúde de RO” – disse o secretario estadual de saúde Williames Pimentel.