Mais de 300 produtores rurais participam do Dia de Campo

O evento, que contou com a participação do prefeito Hildon Chaves, ocorreu na fazenda Dom Henrique.

Comdecom/Semagric
Publicada em 20 de agosto de 2018 às 10:52
Mais de 300 produtores rurais participam do Dia de Campo

A criação de gado de leite foi o tema abordado durante um Dia de Campo que reuniu mais de 300 produtores em Porto Velho e do entorno neste sábado,18. O evento aconteceu no sítio Dom Henrique, de propriedade do desembargador Walter Waltemberg, um dos maiores criadores de gado de alta linhagem, com um plantel de 600 vacas girolando.

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, que participou do Dia do Campo, afirmou que o setor tem potencial para trazer muitas divisas e recursos para o Estado de Rondônia. “Rondônia importa mais de 80% dos produtos que consome e essa situação precisa ser revertida”, disse, frisando que é preciso parar de gerar empregos em outros estados.

Para que esse quadro seja modificado, na sua opinião, faz-se necessário a união do Estado, dos municípios e do setor produtivo. “Esta é uma alternativa para Rondônia, especialmente para Porto Velho. O desenvolvimento econômico passa, necessariamente, pelo campo, por isso o investimento nesse setor é fundamental”, declarou o prefeito em seu discurso.

Calcário

De acordo com Hildon, a Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento (Semagric) já transportou e entregou mais de duas mil toneladas de calcário, que é vendido ao produtor por custo considerado irrisório, bem abaixo do valor praticado no mercado. “Já o frete sai a custo zero para o produtor”, observou.

O Dia de Campo, segundo o subsecretario da Semagric Francisco Evaldo de Lima, proporciona a troca de experiências entre os participantes. Eles conheceram também novas técnicas e tecnologias aplicadas para esta área, a fim de aumentar a produção de leite em suas propriedades. “O nosso principal objetivo com esse evento é levar mais informações sobre novas técnicas de manejo e apresentar novas tecnologias capazes de impulsionar a produção com custo menor”, explicou Evado.

O produtor rural João Barros veio do Município de Guajará-mirim para participar do Dia do Campo e conhecer as boas práticas realizadas no sitio Dom Enrique. “Eventos deste tipo são necessários no meio rural, pois proporcionam a troca de experiência e de tecnologias, que nos ajudam a aprimorar as formas de atuação no campo”, pontuou.

Palestras

A programação incluiu palestras sobre o “Futuro da Atividade Leiteria no Brasil”, com presidente da Abraleite, Geraldo Borges; “Administração Rural e o Sucesso da Atividade Leiteira”, com organizador do evento Walter Waltenberg e “Aspectos Relevantes da Atividade Leiteira”, com o gerente da Emater do Município de Nova Mamoré, Edinaldo Jacaré.

Ao final do Dia de Campo foi realizado um sorteio de uma bezerra LA Girolando.

Portoagro

O prefeito Hildon aproveitou para reforçar o convite a todos os produtores presentes para participarem da 3ª edição da Portoagro que acontece de 29 de agosto a 1º de setembro na BR-364, KM 5,5, na área localizada entre o Ministério da Agricultura e a Embrapa.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook