Mais de 30% dos pecuaristas já vacinaram o rebanho contra febre aftosa e declararam a vacinação em Rondônia

Nesta etapa de vacinação devem ser vacinados bovinos e bubalinos com até 24 meses.

Publicada em 30 de April de 2016 às 08:36:00

De acordo com dados da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), até a manhã de sexta-feira (29), cerca de 1,5 milhão de bovinos e bubalinos já foram vacinados contra febre aftosa e declarados na Agência Idaron. Este número representa cerca de 30% dos animais que devem ser imunizados.

Nesta etapa de vacinação devem ser vacinados bovinos e bubalinos com até 24 meses, mas todo o rebanho deve ser declarado na Agência Idaron. Até sexta-feira (29) foram atendidos mais de 26,5 mil produtores rurais, proprietários de quase 29 mil propriedades rurais, sendo declarados mais de 3,7 milhões de animais.

Segundo o gerente de Defesa Animal da Idaron, Fabiano Alexandre dos Santos, a etapa de vacinação está ocorrendo dentro do esperado. “O número de animais vacinados é maior, mas como o produtor ainda não declarou a vacinação ele não está contado em nosso sistema”.

O gerente completa dizendo que muitos produtores preferem vacinar seus rebanhos na segunda quinzena da campanha. “Temos uma relação de confiança com os produtores rurais. Eles sempre atendem ao nosso chamado e vacinam seus bovinos e bubalinos, fazendo com que o Estado tenha um dos maiores índices de vacinação do país”.

A 40ª Etapa de Vacinação contra Febre Aftosa segue até o dia 15 de maio, tendo até 20 de maio para fazer a declaração. A Idaron adverte que mesmo que o produtor tenha apenas animais com mais de 24 meses ele deve declarar o rebanho na Agência.

A Idaron alerta para que o pecuarista não deixe para fazer a declaração apenas na última semana. “Para evitar filas é aconselhável que o produtor faça a declaração logo após a vacinação”, ressalta o diretor Executivo, Avenilson Trindade.

Para fazer a declaração, o produtor deve levar a nota fiscal de compra da vacina e a relação do rebanho separado por sexo e faixa etária. As unidades da Idaron funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.