LIMPEZA GERAL: Mutirão nos bairros começa pelo bairro São Francisco

Mutirão de limpeza da cidade inicia pelo bairro São Francisco, na Zona leste.

Publicada em 17 de janeiro de 2017 às 09:13:00

“Tive que acabar com a minha criação de pato e galinha porque as cobras subiam aqui e comiam tudo. Não deixavam nem os ovos. Tive que dá tudo pros outros para não ver mais meus bichinhos sendo devorados”. O testemunho é da senhora Rosana de Oliveira, ao subsecretário de Serviços Básicos do município, Wellem Prestes, durante o mutirão de limpeza da cidade que a Prefeitura de Porto Velho lançou, começando pelo bairro São Francisco, na zona leste.

Rose, como gosta de ser chamada, reside no bairro há dois anos, na rua Tereza Amélia. Ela, assim como os outros moradores, elogiaram a iniciativa do prefeito Hildon Chaves, de determinar a realização de um mutirão de limpeza na cidade, que começou pelo bairro onde Rose mora por sugestão da Semusa (Secretaria Municipal de Saúde), com base nos levantamentos sobre foco de criadouros do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e o zika vírus.

“Esses levantamentos mostram que é no São Francisco que está concentrada a maior incidência do foco desse mosquito responsável pela transmissão de doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus. Antes de iniciarmos o serviço, uma equipe passou no final de semana pelo bairro avisando que hoje começaríamos a limpeza. Na ocasião foi pedido para que eles colocassem o lixo e entulho para fora do quintal, a fim de que fossem recolhidos pelas caçambas”, explicou o subsecretário Prestes.

O trabalho, que faz parte do Plano de Ação da prefeitura, é realizado pela Semusb em parceria com a Subsecretaria de Obras (Semob), Semusa, Emdur (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano) e mobiliza cerca de 40 trabalhadores e 12 máquinas. A equipe da Semusa trabalha na orientação dos moradores sobre os cuidados que se deve ter para evitar a proliferação do aedes aegypti. Os homens da Semusb e da Semob estão responsável pela limpeza e recolhimento do lixo. A Emdur vai atacar a questão da iluminação pública, recuperando os pontos com defeito.

 

ABANDONO

A chegada das máquinas da prefeitura no bairro foi recebida com certa surpresa pelos moradores da rua Tereza Amélia. Em conversa com o subsecretário Prestes, eles falaram que há muito tempo eles não viam nenhuma máquina do município entrar no bairro, daí a admiração. Reclamaram também do abandono de quase uma década, período que o mato e o lixo passaram a tomar conta das ruas chegando a té a bloquear algumas delas.

“Estávamos completamente abandonados. Era lixo e mato para todo lado sem falar nas cobras e nos ratos. Era muito rato que ninguém aguentava mais. Felizmente agora o novo prefeito esta olhando pela gente. Esperamos que continue assim agente precisa desse serviço. Essa limpeza é ótima para a cidade que fica mais bonita”, Falou Francisco Ubiratan, 68 anos, que reside no bairro há 10 anos. Ele acompanhou de perto o início dos trabalhos.

 

Quem também elogiou a iniciativa da prefeitura foi a senhora Edimê Silva. Ela também fez questão de acompanhar o início da limpeza na rua onde reside. “Faz muito tempo que ninguém vinha aqui para limpar o nosso bairro. E eu não sei porque vivíamos abandonados assim. Não vejo justificativa se pagamos as nossas obrigações direitinho. Eu não tenho um IPTU atrasado. Pago todo ano. A prefeitura tem que fazer a parte dela também”, frisou.

 

Texto e fotos: Comdecom