Léo Moraes destina emenda para distrito de União Bandeirantes

O deputado explicou que o distrito de União Bandeirantes é uma região de grande produção de leite e com a introdução dos tanques, a possibilidade de conservação do leite aumenta, resultante do seu resfriamento.

Publicada em 28 de August de 2015 às 20:44:00


Essa semana o deputado Léo Moraes (PTB) destinou emenda parlamentar para aquisição de 10 tanques de resfriamento de leite de mil litros cada. A emenda, no valor de R$ 100 mil, será destinada através da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária do Estado de Rondônia (Seagri).

O deputado explicou que o distrito de União Bandeirantes é uma região de grande produção de leite e com a introdução dos tanques, a possibilidade de conservação do leite aumenta, resultante do seu resfriamento.

De acordo com o parlamentar, o sistema de resfriamento traz vantagens ao produtor como a redução de custos, sabor mais agradável, redução da quantidade de leite desclassificado por acidez e maior flexibilidade de processamento de derivados de melhor qualidade.

Ainda segundo Léo Moraes, o tanque de resfriamento possibilita a coleta em dias alternados. “Se o leite é resfriado e a coleta é feita a granel, em caminhões tanques isotérmicos, o sistema se otimiza”, explicou o deputado.
Atualmente, o transporte de leite cru, em latões, é o meio mais utilizado nas regiões produtoras. O transporte é feito por carreteiros autônomos, e o leite é coletado nos chamados pontos de coleta, em latões de até 50 litros. Nesses pontos, muitas vezes situados distantes das propriedades, os latões ficam expostos ao sol aguardando a chegada do caminhão, o que permite a rápida proliferação dos microrganismos do leite.

Léo Moraes salientou ainda que em razão da pequena quantidade de leite coletada por ponto, os caminhões quase sempre trafegam ociosos, sendo os carreteiros estimulados a aumentar o seu raio de ação, em busca de novos produtores, retardando a entrega aos laticínios, com reflexo no seu custo operacional e na qualidade do produto.

A emenda parlamentar foi assinada no gabinete do deputado na presença do secretário de Estado de Agricultura de Rondônia, Evandro Cesar Padovani e do representante da Central de Associações de Produtores Rurais de União Bandeirantes (Cenarub), Sebastião Geraldo Ferreira, o Tião.

“Esperamos que com a aquisição dos 10 tanques de resfriamento nossos produtores possam aumentar ainda mais a produção e a qualidade do leite, gerando ainda mais empregos e fomentando o desenvolvimento do nosso distrito de União Bandeirantes”, concluiu Léo Moraes.