Leitos de UTI neonatal para Hospital de Cacoal são solicitados

Deputados Maurão de Carvalho e Glaucione Rodrigues farão indicação ao Executivo

Publicada em 05 de May de 2016 às 09:56:00

O apoio para a implantação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatal no Hospital Regional de Cacoal foi solicitado ao presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), e à deputada Glaucione Rodrigues (PMDB) pelo presidente da Câmara de Vereadores de Cacoal, Paty Paulista (PTB).

A UTI neonatal é um local específico do hospital para onde se levam os bebês recém-nascidos que apresentam algum risco de vida, e todos os que nascem prematuros, ou seja, antes das 37 semanas de gestação. Na rede pública de Rondônia, apenas o Hospital de Base dispõe de UTI’s neonatais.

“É uma necessidade para garantir que os bebês prematuros, ou com algum problema de saúde e que exija cuidados especiais, sejam devidamente tratados. É um pleito que tem o nosso apoio”, disse Maurão.

Já Glaucione declarou que tem sido procurada por muitas pessoas alertando para a necessidade de funcionamento de UTI neonatal em Cacoal, para atender toda a região. “Com isso, muitas vidas seriam salvas, os recém-nascidos não precisariam ser levados para a capital e o tratamento seria muito mais ágil”, completou.

Maurão e Glaucione vão apresentar uma indicação conjunta ao governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), para que possa suprir essa demanda com a implantação das UTI’s neonatais.

Paulista informou que no Regional já funcionam UTI’s adulto e pediátrica, mas a neonatal é essencial. “Desde o primeiro minuto de vida, um bebê com risco de morte precisa ser assistido numa UTI neonatal, que é específica para esta finalidade. Assim, pedi aos deputados apoio para atender a esta reivindicação, em nome da comunidade de Cacoal”, destacou.