Lazinho repudia redução de imposto para importação de café

Medida foi solicitada pelo Ministério da Agricultura e aprovada pela Gecex.

Publicada em 21 de fevereiro de 2017 às 16:58:00

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) usou a tribuna na sessão desta terça-feira (21) para deixar registrada sua insatisfação com o governo federal, que através do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) aprovou, na última quarta-feira (15), a redução de 10% para 2% do imposto de importação para o café robusta (conilon).

A redução do imposto de importação do café foi solicitada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A medida, segundo o parlamentar, é extremamente prejudicial aos pequenos produtores e beneficia apenas as grandes empresas. Segundo Lazinho, o Brasil ainda tem reserva do café, o que descarta a necessidade de importar o grão.

“É uma ação de extrema preocupação, pois em um momento em que o Estado e os produtores se preparam para transformar a cafeicultura, um ato desse com certeza representa impacto negativo no setor”, ressaltou Lazinho.

Segundo o deputado, o incentivo à importação só deve ocorrer quando o produto estiver em falta no país, no entanto, o parlamentar afirmou que o Brasil ainda tem reserva de café para 90 dias.

“Estamos no auge da produção em Rondônia, precisamos ter consciência que um ato desse vai quebrar muitos dos nossos produtores. Isso não passa de lobby e nossa bancada federal precisa tomar providências”, disse Lazinho.

O deputado disse que está previsto para 2017, uma das maiores safras de café em Rondônia, com uma média de dois milhões de sacos do grão até o final do ano.

“Peço aos nossos deputados, aos que compõem a Comissão de Agricultura ao meu lado que se posicionem de forma contrária a importação do café. Precisamos tomar uma atitude imediatamente”, alertou o deputado.

Lazinho concluiu, reafirmando a necessidade de sensibilizar a Câmara de Comércio Exterior e sugeriu Moção de Repúdio ao Ministério da Agricultura.