Laerte Gomes destaca Dezembro Laranja para prevenção do câncer de pele

​​​​​​​Líder do governo alerta poder público sobre importância de trabalhos de conscientização sobre a doença.

Assessoria
Publicada em 06 de dezembro de 2017 às 15:35
Laerte Gomes destaca Dezembro Laranja para prevenção do câncer de pele

Autor do projeto de lei que instituiu o movimento Dezembro Laranja em Rondônia, o líder do governo na Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), em seu pronunciamento na sessão desta terça-feira (5), alertou para a importância de estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer da pele.

Segundo Laerte Gomes, após tomar conhecimento do alto índice de pessoas diagnosticadas com câncer de pele no Estado e da falta de conhecimento sobre a doença, ele tomou a iniciativa de propor o Dezembro Laranja, um movimento nacional, que propõe a prevenção, a conscientização e o combate ao câncer de pele.

“É uma campanha nacional contra o câncer de pele, uma doença que muita gente não conhece, até porque é pouco comum o hábito de procurar um dermatologista, mas quando resolve buscar, a doença acaba sendo constatada”, explicou Laerte.

O deputado ressaltou que no último sábado (5), em Ji-Paraná, os médicos dermatologistas Silmar Régis Camarini e Alessandra Dalla Martha Camarini realizaram centenas de exames para o diagnóstico do câncer de pele.

“Para se ter uma ideia, foram atendidas 176 pessoas, desse total, 44 foram diagnosticadas com câncer de pele. Uma incidência de 25%, considerada altíssima. Estamos falando de uma epidemia silenciosa. Nos preocupa saber que, tanto as pessoas como o próprio poder público, não estão tendo essa consciência. Aproveito para parabenizar o doutor Silmar e a doutora Alessandra pelo excelente trabalho”, ressaltou o deputado.

Ainda segundo Laerte Gomes, durante os exames ficou constatado que 61% das pessoas não usam protetor solar diariamente.

“São números alarmantes. O poder público, as entidades precisam fazer um alerta, um trabalho de conscientização nas escolas, com a sociedade, esclarecer e falar da importância de usar o protetor solar no rosto, nas mãos, nos braços, nas orelhas, porque muitas vidas podem ser salvas. É um momento de acordarmos para essa triste realidade e levar ao conhecimento de todos, o quão perigoso é o câncer de pele”, concluiu o deputado Laerte Gomes.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook