Ji-Paraná terá plantão de Teste Rápido na sexta-feira

O objetivo é divulgar a importância do diagnóstico precoce e o tratamento de infecções sexualmente transmissíveis como HIV, Hepatites virais e Sífilis.

Decom Ji-Paraná
Publicada em 06 de fevereiro de 2018 às 15:23
Ji-Paraná terá plantão de Teste Rápido na sexta-feira

Por conta do período de carnaval o Serviço de Assistência Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (SAE/IST), promoverá um mutirão para realização do Teste Rápido na próxima sexta-feira (9), das 7h ás 17h, na sede do SAE em Ji-Paraná. O objetivo é divulgar a importância do diagnóstico precoce e o tratamento de infecções sexualmente transmissíveis como HIV, Hepatites virais e Sífilis.

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio do SAE, oferece o Teste Rápido em todas as unidades básicas de saúde, mas na próxima sexta-feira o horário será ampliado na Sede do Serviço de Assistência para que a população faça o exame. Ele fica pronto em 20 minutos e é gratuito.

Para a assistente social e diretora do SAE, Poliana Borchardt, caso o paciente tenha uma das doenças, será encaminhado imediatamente ao tratamento oferecido pelo município. São 14 profissionais como psicóloga, assistente social, técnica de enfermagem, enfermeiro e três médicos a disposição, além de exames e medicamentos necessários.

“Esse passo de descobrir se a pessoa tem ou não uma infecção sexualmente transmissível é fundamental. Caso tenha o HIV, por exemplo, fazer as consultas, exames e iniciar o uso da medicação evitarão que a doença evolua para AIDS. Sem tratamento o vírus irá proliferar e causar o surgimento de doenças oportunistas que até podem levar a morte. Por isso estamos divulgando o teste rápido para que o diagnóstico seja feito o quanto antes”, explicou Poliana Borchardt.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Ji-Paraná oferece tratamento gratuito, por meio do SAE, a pacientes de 17 municípios da região central do Estado. São aproximadamente 1000 pacientes com vírus do HIV, 1500 com hepatites e 2000 com infecções como a sífilis. Além do tratamento o município oferece orientações e aconselhamento aos pacientes para que se protejam e evitem transmitir a doença para outras pessoas.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook