Jean Oliveira comenta o Dia Mundial da Água

O deputado alertou para o fato de que por  nós vivermos na Amazônia, cercado de água doce por todos os lados, às vezes,  esquecemos de lembrar que o planeta vive uma escassez de água.

Assessoria
Publicada em 22 de março de 2017 às 10:32
Jean Oliveira comenta o Dia Mundial da Água

O deputado estadual Jean Oliveira, que é presidente da Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, comentou hoje, 22 de março, o Dia Mundial da Água. Jean lembrou  do   artigo 2º  da  Declaração Universal dos Direitos da Água  que prescreve:  - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.

O deputado alertou para o fato de que por  nós vivermos na Amazônia, cercado de água doce por todos os lados, às vezes,  esquecemos de lembrar que o planeta vive uma escassez de água. O presidente da Comissão do Meio Ambiente, disse que o problema do acesso à água potável é enfrentado em todo o mundo. De acordo com as Nações Unidas, em 2003, mais de 1 bilhão de pessoas não tinham acesso à água potável e 2,4 bilhões estavam sem instalações sanitárias.

No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ainda em 2003, dos 49,1 milhões de domicílios pesquisados, 82,5% tinham água canalizada e apenas 69% tinham serviço de esgoto.

“Em relação ao desperdício de água fiz uma observação ano passado nessa época que faço questão de repetir:  Uma torneira que pinga uma gota por segundo, por exemplo, pode desperdiçar dez mil litros de água por ano. Um vaso sanitário mal ajustado pode causar o desperdício de 200 mil litros de água anualmente. Nos jardins e outros terrenos irrigados, pode-se perder até 50% da água utilizada, devido à evaporação”, disse  o deputado.

Jean Oliveira disse que é importantíssima a adoção de pequenas atitudes de todos nós, que podem fazer uma grande diferença no futuro, pois desperdiçar água é muito fácil, devido hábitos que adquirimos desde criança de não valorizar o precioso líquido.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook