Irmão de deputada e filho de ex-vice-governador de Rondônia comandará Câmara da capital

VEREADORES FAZEM MANOBRAS DE BASTIDORES E ANTECIPAM EM DOIS ANOS ELEIÇÃO DE EDWILSON NEGREIROS (PSB), ALGO QUE SÓ DEVERIA ACONTECER EM 2019.

Publicada em 01 de janeiro de 2017 às 19:06:00

RUBENS COUTINHO/Da reportagem do Tudorondonia

 

O médico Maurício Fonseca  Ribeiro Carvalho de Moraes, o Maurício Carvalho,  de 28 anos, foi eleito neste domingo para presidir a Câmara Municipal de Porto Velho pelos próximos dois anos . Ele comandará o legislativo municipal no biênio 2017/2018. 

No entanto, a  eleição da nova mesa diretora da Câmara não foi por unanimidade. 

Com votos contrários dos vereadores Silva do Sintraer (PSB), Alex Palitot (PTB) e Ada Dantas (PMN), a chapa “Unidos por Porto Velho”,  liderada por  Maurício, foi eleita .  A composição da chapa ficou assim definida: presidente-  Maurício Carvalho; 1º vice-presidente-  Jurandir Bengala (PR); 2º vice-presidente-  Márcio Miranda (PSDC); 1º secretário-  vereadora Ellis Regina (PC do B); 2º secretário - vereador Marcelo Reis (PSD); e 3º secretário-  José Francisco de Araújo (PMDB).

Maurício, do PSDB,  foi eleito vereador na última eleição com 2.796 votos, ficando em décimo primeiro lugar entre os 21 eleitos.

O vereador é filho do médico psiquiatra Aparício Carvalho de Moraes, dono das faculdades Fimca e Metropolitana, e da Dra. Maria Sílvia Fonseca Ribeiro Carvalho de Moraes, diretora geral da Faculdade Metropolitana, e irmão da deputada federal Mariana Carvalho, do PSDB.

Aparício, um dos fundadores do partido tucano em Rondônia, já foi deputado federal e vice-governador do Estado durante o Governo Raupp. O pai do novo presidente da Câmara  também é jornalista (chegou a apresentar o Jornal de Rondônia, da Rede Amazônica de Televisão) e foi presidente da Associação Médica no Estado. 

ELEIÇÃO DE EDWILSON NEGREIROS

Numa manobra de bastidores, no apagar das luzes de 2016, os vereadores de Porto Velho conseguiram aprovar uma emenda à Lei Orgânica do Município para poderem antecipar a eleição de Edwilson Negreiros, do PSB, para suceder Maurício Carvalho na chefia do legislativo municipal após o mandado deste na presidência. 

Com a antecipação das eleições, já se sabe que Edwilson presideirá a Câmara no biênio 2019/2020.

CONFIRA COMO FICARÁ A COMPOSIÇÃO DA CÂMARA E COMO VOTARAM OS VEREADORES NA ELEIÇÃO DE EDWILSON NEGREIROS:

 

2019/2020

Presidente-  Edwilson Negreiros (PSB)
1º Vice-presidente- Junior Cavalcanti (PSDC)
2º Vice-presidente- Alan Queiroz (PSDB)
1º Secretário- José Rabelo da Silva - Jacaré (PSDC)
2º Secretário -Marcelo Cruz (PTB)
3º Secretário - Marcelo Reis (PSD)

JOELNA ROLDER NÃO

ZEQUINHA ARAÚJO SIM

MARCIO OLIVEIRA SIM

EDWILSON NEGREIROS SIM

DA SILVA DO SINTRAR NÃO

MARCIO DO SITETUPERON SIM

ALEX PALITOT NÃO

MARCELO CRUZ SIM

ALAN QUEIROZ SIM

CRISTIANE LOPES NÃO

LUAN DA TV NÃO

MARCIO MIRANDA SIM

JACARÉ SIM

ELLIS REGINA SIM

EDÉSIO FERNANDES SIM

ADA DANTAS NÃO

JURANDIR BENGALA SIM

JAIR MONTES SIM

MARCELO REIS SIM

JUNIOR CAVALCANTI SIM

MAURICIO CARVALHO SIM

15 SIM E 6 NÃO

VEJA ABAIXO A EMENDA Á LEI ORGÂNICA PARA QUE OS VEREADORES PUDESSEM A ANTECIPAR E  REALIZAR A SEGUNDA ELEIÇÃO PARA MESA DIRETORA/ BIÊNIO 2019/2020. A EMENDA FOI PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO NO DIA 27/12/2016.