Instituto Abaitará realiza Seminário de Agroecologia

O Abaitará tem uma estrutura muito boa e eles estão de parabéns pela organização do seminário”.

Publicada em 29 de September de 2014 às 16:00:00

O Instituto Estadual de Educação Rural Abaitará, localizado na RO-010 em Pimenta Bueno, realizou nestes dias 26 e 27 de setembro o 1o Seminário de Agroecologia, com o tema Formação Profissional e Experiências Exitosas.

O seminário conta com a participação de escolas da rede pública, alunos do Instituto Federal de Educação – Campus de Cacoal e Colorado D’Oeste, além de acadêmicos da Unir, Facimed e Farol.

Contando com o apoio de parceiros como Emater, Idaron e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária, o 1o Seminário do Instituto Abaitará oportunizou palestras com diversos profissionais e professores universitários.

Entre a programação foram realizadas palestras como Formação Profissional na área de Agroecologia; Panorama da Agroecologia a nível de Rondônia; Agroecologia e Experiências Exitosas; Políticas Públicas Para a Agroecologia.

Além das palestras, foram oferecidos workshops com os temas Café e Guaraná Orgânico; Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, Chamada Pública em Agroecologia e Experiências Exitosas do Projeto Reca.

De acordo com a diretora pedagógica do Instituto Abaitará, Lucilene Gonçalves, “a temática e os palestrantes foram escolhidos com muito carinho e atenção para proporcionar um bom momento de debate sobre agroecologia”.

A aluna do Instituto Abaitará Patrícia Farias, de 15 anos, cursa o 1o ano do ensino médio. Além de elogiar a instituição, Patrícia se mostrou feliz com a realização do seminário. “O ensino aqui é ótimo, os professores ensinam muito bem e a gente aprende muita coisa com as aulas técnicas”.

A expectativa principal com o seminário, segundo a aluna, é adquirir ainda mais conhecimento. “Tem gente de fora trazendo novas informações, então estamos muito animados. Além disso, a gente sempre vai para fora participar de seminários e dessa vez somos nós que estamos oferecendo o nosso seminário e trazendo gente de fora para o Abaitará”.

Para o aluno Átila Bezerra de Mira, do Instituto Federal de Rondônia – Campus de Cacoal, de 14 anos, o seminário do Abaitará está sendo bastante proveitoso. “O seminário está muito bom. A gente aprende muita coisa nova e também aprimora o que a gente já conhece.

O Abaitará tem uma estrutura muito boa e eles estão de parabéns pela organização do seminário”.

Em sua fala, durante a abertura do 1o Seminário de Agroecologia do Instituto Abaitará, o assessor especial da Seagri, Adilson Júlio, enfatizou a evolução da instituição. “O que nos deixa feliz aqui é o resgate dessa instituição. Até poucos anos atrás o Abaitará estava abandonado e o governo o resgatou e hoje investe no Instituto que está gerando conhecimento e formando futuros profissionais em agroecologia”.