Inicia a pré-conferência da Agricultura e Abastecimento da Ponta no Abunã

As pré-conferências dos distritos objetivam o levantamento de eixos temáticos para a composição de projetos apropriados às realidades de cada região.

Publicada em 18 de July de 2014 às 11:31:00

O primeiro passo para a realização da I Conferência Municipal de Agricultura e Abastecimento de Porto Velho foi dado com a Pré-Conferência da Ponta do Abunã, iniciada no distrito de Nova Califórnia na quinta-feira (17), no auditório da cooperativa de Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado (Reca). O procurador-geral do município (PGM), Carlos Dobbis, o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), Leonel Bertolin, representantes de diversos segmentos da administração municipal, Idaron, Emater, associações, sindicatos e cooperativas dos produtores compuseram o público presente aos trabalhos.

As pré-conferências dos distritos objetivam o levantamento de eixos temáticos para a composição de projetos apropriados às realidades de cada região. Os eixos temáticos serão defendidos por cinco delegados de cada distrito na I Conferência de Porto Velho, no dia 14 de agosto, quando será montada uma proposta única a ser encaminhada ao Gabinete do Prefeito para a elaboração de um anteprojeto de lei que será enviado para votação na Câmara de Vereadores. Em caso de aprovação, o município de Porto Velho passará a ter programas voltados à agricultura vinculados diretamente no Plano Plurianual (PPA).

Segundo explicou o secretário Bertolin, inclusos por lei no PPA, os programas favorecerão a agricultura independentemente das tendências administrativas de cada gestão municipal. “Isso será transformador para a agricultura em nosso município. Os produtores rurais poderão ter maior confiança na ação do poder público que estará atrelado a programas que favoreçam diretamente suas regiões”, afirmou.

Na etapa realizada na quinta-feira em Nova Califórnia os eixos temáticos escolhidos pelos participantes foram bovinocultura leiteira, floresta plantada e recuperação de áreas degradadas, extrativismo e produtos agroecológicos, avicultura de postura e corte, grãos e agroindústria, cooperativismo e organização produtiva da família rural, pesca e aquicultura, abastecimento, mobilidade rural e transporte da produção, habitação rural, apicultura, horticultura e fruticultura.

Os delegados eleitos para defenderem a inclusão desses programas no texto final da I Conferência Municipal de Agricultura e Abastecimento de Porto Velho, no dia 14 de agosto, foram Francisco Berkembrock, João Pereira dos Santos, Marcos Roberto de Oliveira, Pedro Neto dos Santos e Alexandro Queiroz dos Santos.