Ibope: Cresceu a rejeição de Confúcio Moura. Governador é citado por 33% como um candidato em quem não votariam de jeito nenhum

Confira a pesquisa completa em que Expedito Junior aparece liderando a disputa eleitoral com 35% das intenções de voto contra 28% de Confúcio Moura.

Publicada em 18 de September de 2014 às 21:50:00

Expedito Júnior assume a liderança na disputa pelo governo de Rondônia

​Entre 13 e 15 de setembro o IBOPE Inteligência realizou, a pedido da Rede Amazônica, a segunda rodada de pesquisa de intenção de voto em Rondônia. O candidato Expedito Júnior (PSDB) cresce de 27% para 35% das intenções de voto e fica à frente na disputa para governador, seguido pelo candidato à reeleição Confucio Moura (PMDB) que se mantém estável com 28% das menções. Em outro patamar, Jaqueline Cassol (PR) cai 3 pontos percentuais (p.p.) e tem 12% das menções, enquanto Padre Ton (PT) varia de 9% para 6% e Pimenta de Rondônia (PSOL) segue mencionado por 1% do eleitorado. Entrevistados que declaram intenção de votar em branco ou nulo somam 8% e aqueles que não sabem ou não respondem totalizam 10%. Levando em consideração as intenções de voto de Expedito Júnior e a soma das intenções de voto dos demais candidatos (47%), a eleição para governador em Rondônia iria para segundo turno, se as eleições fossem hoje.

Destaque por segmentos

Nesta rodada, o candidato Expedito Júnior tem seu melhor desempenho entre os eleitores de Rondônia de 16 a 24 anos, com 40% das intenções de voto (crescimento de 15 p.p.). Em comparação com a primeira pesquisa, as intenções de voto do peessedebista crescem mais entre os entrevistados com escolaridade de 5ª a 8ª série (de 24% para 37%), entre aqueles com 55 anos e mais (de 18% para 31%) e também entre os com 25 a 34 anos (de 26% a 37%).

Em relação ao atual governador e candidato à reeleição, vale destacar seu desempenho nesta rodada entre os respondentes de 35 a 44 anos, segmento em que alcança 35% das intenções de voto (eram 22% na pesquisa anterior). Na comparação com a pesquisa passada, Confucio Moura se destaca entre os que possuem escolaridade até 4ª série do Ensino Fundamental, indo de 29% para 33% nesta rodada, e entre aqueles que possuem renda familiar mensal até 1 S.M., segmento em que as intenções de voto vão de 19% para 27% na presente pesquisa.

Intenção de voto espontânea

Quando não há apresentação do disco com o nome dos candidatos, o peessedebista é lembrado por 29% dos eleitores rondonienses (crescimento de 16 p.p.), ao passo que o atual governador é mencionado por 21% (eram 15% em agosto). Jaqueline Cassol oscila de 7% para 9% e Padre Ton fica estável com 5%. Eleitores com intenção de votar em branco ou nulo somam 9% (eram 11%), enquanto aqueles que não sabem ou não respondem são hoje 24% dos entrevistados, 25 p.p. a menos do observado na primeira rodada. Essa queda acentuada é esperada, tendo em vista o início do horário eleitoral.

Segundo Turno

O IBOPE Inteligência simulou três possíveis cenários de segundo turno. No cenário entre Confucio Moura e Expedito Junior, o candidato do PSDB venceria hoje com 43% das intenções de voto contra 30% do atual governador. Já na disputa entre o candidato à reeleição e Jaqueline Cassol, Confucio Moura se reelegeria com 35% das menções, em oposição aos 29% da candidata do PR. No embate direto entre Expedito Júnior e Jaqueline Cassol, o peessedebista tem 46% das intenções de voto, enquanto Jaqueline apresenta 22% das menções.

Expectativa de vitória

Independentemente de suas intenções de voto, 35% dos entrevistados acreditam que Expedito Júnior será eleito governador do Estado, 12 p.p. a mais do que foi observado anteriormente. Já o atual governador é mencionado por 33% e Jaqueline Cassol por 11%. Eleitores que preferem não opinar totalizam 17%.

Rejeição

Nesta pergunta, Confucio Moura é citado por 33% como um candidato em que não votariam de jeito nenhum (eram 27% na rodada anterior), ao passo que o candidato do PT varia de 17% para 22%. Jaqueline Cassol cresce 4 p.p. e tem 18% das menções, Expedito Júnior tem 16% (eram 18% em agosto) e Pimenta de Rondônia 15%. Espontaneamente, 3% dos eleitores de Rondônia dizem que poderiam votar em qualquer um (queda de 7 p.p. em relação à rodada anterior). Aqueles que não sabem ou não respondem são 11% (eram 18%).

Intenção de voto para o Senado

Na disputa pela vaga no Senado por Rondônia, Acir Gurgacz (PDT) assume a liderança com 30% das intenções de voto (4 p.p. a mais do que na primeira pesquisa realizada no Estado), enquanto Ivone Cassol (PP) oscila de 25% para 23%. Em outro patamar, Moreira Mendes (PSD) tem 16% das menções e Aluizio Vidal (PSOL) varia positivamente 3 p.p. e tem 8%. Eleitores rondonienses que têm a intenção de votar em branco ou anular o voto são 9% e aqueles que preferem não opinar somam 15%.

Na pergunta espontânea, 35% dos entrevistados dizem não saber ou não respondem em quem votariam para Senador (queda de 24 p.p. em relação à primeira pesquisa). Acir Gurgacz é lembrado por 22% (eram 9%) e Ivone Cassol é mencionada por 16% (crescimento de 7 p.p.). Os demais candidatos têm até 9% das menções cada um. Um em cada dez eleitores tem a intenção de votar em branco ou nulo e 35% preferem não opinar.

Intenção de voto para presidente

Em Rondônia, na pergunta estimulada para Presidente, a candidata à reeleição Dilma (PT) tem 35%, seguida de Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB) ambos com 24% das intenções de voto cada. Os demais candidatos têm até 2% das menções cada um. Eleitores de Rondônia com intenção de votar em branco ou nulo são 5% e aqueles que preferem não opinar somam 9%.

Na pergunta espontânea, Dilma é lembrada por 33%, Marina Silva tem 22% e Aécio Neves 21% das intenções de voto. Entrevistados com intenção de votar em branco ou nulo totalizam 6% e os eleitores indecisos são 16%.

Avaliação da atual administração

A administração de Confucio Moura no Governo do Estado é avaliada como “regular” por 35% dos entrevistados (eram 38%), como ruim ou péssima por 34% (crescimento de 5 p.p.) e como positiva (soma das menções ótima e boa) por 29%. Sua gestão é desaprovada por 54% dos entrevistados (6 p.p. a mais do que o observado na pesquisa passada) e aprovada por 39% (eram 41%).

Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 15 de setembro de 2014.
Tamanho da amostra: foram entrevistados 812 eleitores.
Margem de erro: a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%.
Solicitante: pesquisa contratada pela RÁDIO TV DO AMAZONAS LTDA.
Registro: registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia sob registro RO-00032/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR-00655/2014.
Data de Publicação:17/09/2014

CONFIRA TODOS OS DADOS DA PESQUISA IBOPE:

 

FONTE: IBOPE