Grupo pede cassação do mandato da deputada Ana da Oito

Fontes do Tudorondônia explicaram que o motivo do protesto seria uma conta de campanha que Ana da Oito ainda não teria pago. O credor teria se irritado e resolveu pressionar os deputados para que ela tenha o mandato cassado.

Publicada em 06/11/2012 às 20:43:00

Da reportagem do Tudorondônia

Porto Velho, Rondônia – Aproximadamente cem pessoas compareceram à Assembleia Legislativa para cobrar a cassação do mandato da deputada Ana da Oito (PT do B-Nova Mamoré). O grupo usava camisetas com a fotografia da parlamentar, onde havia dizeres cobrando providências, e ainda protestava contra o deputado cassado Valter Araújo (PTB-Porto Velho).

Quando fogos começaram a estourar perto da Assembleia, a Polícia Militar foi acionada para manter a ordem. A Polícia Legislativa também se posicionou no corredor que dá acesso ao plenário, que ficou cheio de manifestantes. Apesar disso, o protesto foi pacífico.

O grupo também distribuiu panfletos citando o suposto envolvimento da deputada Ana da Oito com desvio de dinheiro público no governo do Estado, fato que veio à tona com a Operação Termópilas, desencadeada pelo Ministério Público e pela Polícia Federal.

Assessores da presidência da Assembleia Legislativa conversaram com pessoas que coordenavam o movimento, para tentar saber quem estava patrocinando o protesto contra Ana da Oito. O máximo que conseguiram obter foi a informação de que a parlamentar teria se comprometido com um grupo durante a campanha e não cumpriu com a palavra.

Fontes do Tudorondônia explicaram que o motivo do protesto seria uma conta de campanha que Ana da Oito ainda não teria pago. O credor teria se irritado e resolveu pressionar os deputados para que ela tenha o mandato cassado.

Ocorre que a parlamentar já foi julgada pelo seu suposto envolvimento no desvio de dinheiro do governo do Estado denunciado na Operação Termópilas. Ela foi condenada à perda do mandato por um mês e voltou a ser deputada. Um novo julgamento só pode acontecer na Assembleia se houver outros fatos.

No auge do protesto, com a sessão em andamento, houve correria. Grande parte do grupo saiu rapidamente da Assembleia Legislativa. Os policiais militares foram verificar o que acontecia e constataram que Ana da Oito estava saindo da Assembleia. Assim, muita gente ficou no portão da garagem, para vaiar a deputada. Ela saiu rapidamente.