Grade curricular de formação da Polícia Civil passa a contar com mais três disciplinas obrigatórias

A Resolução com as alterações na grade curricular da Academia de Polícia Civil foi publicada no Diário Oficial do Estado do último dia 11.

Publicada em 25 de July de 2016 às 11:46:00
Diretor da Academia de Formação da Polícia Civil, Túlio Anderson      Diretor da Academia de Formação da Polícia Civil, Túlio Anderson

O Conselho Superior de Polícia Civil (Consupol) aprovou a inclusão de mais três disciplinas obrigatórias na grade curricular do curso de formação e de cursos de aperfeiçoamentos da Academia de Polícia Civil do Estado de Rondônia. As disciplinas que passaram a fazer parte da grade são: Diretrizes Nacionais da Investigação de Morte Violenta de Mulheres com Perspectiva de Gênero, e demais crimes inseridos na Lei n°11.340/06 (Maria da Penha); Acessibilidade Linguística Através da Língua Brasileira de Sinais (Libras); e Tiro defensivo na Prevenção da Vida (Método Giraldi).

Segundo o diretor da Academia de Polícia Civil, delegado Túlio Anderson Rodrigues da Costa, a inserção dessas disciplinas na grade curricular no curso de formação e aperfeiçoamento tem como objetivo preparar melhor o servidor da polícia civil, seja ele para que cargo for. “Essa qualificação irá refletir em um melhor atendimento na sociedade”, ressaltou o delegado.

Ele citou a primeira matéria, que trata das Diretrizes Nacionais da Investigação do Feminicídio – Investigação de Morte Violente de Mulheres com Perspectiva de Gênero e demais crimes inseridos na Lei Maria da Penha. “Até então esses crimes caíam em uma vala comum e precisavam de um atendimento diferenciado”, disse Túlio Anderson, explicando que a partir de agora todo crime praticado contra a mulher,  que pode ser um crime envolvendo um casal ou um crime de violência praticado por um assaltante por exemplo, serão englobados nessa modalidade.

Já a disciplina que insere a Acessibilidade Linguística através da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é porque a legislação obriga que os órgãos públicos tenham profissionais qualificados para atender a esse público. “Já aconteceu de comparecer à delegacia um cidadão deficiente auditivo e não ter servidor qualificado em linguagem de sinais para colher seu depoimento”, salientou.

E a terceira matéria inserida na grade é o Tiro Defensivo na Preservação da Vida (Método Giraldi). “A função do policial é em defesa da vida, não é matar”, justificou o delegado. Este módulo terá duração de 20h, os demais 40h. Os próximos cursos de formação e de aperfeiçoamento passarão a contar com essas disciplinas. A Resolução com as alterações na grade curricular da Academia de Polícia Civil foi publicada no Diário Oficial do Estado do último dia 11.