Governo do Estado muda estratégia na Assembleia Legislativa e deputados da base passam a ser fiscalizados

O líder do governo ainda é o deputado Edson Martins, mas o articulador do Executivo na Assembleia mudou a partir do momento em que o deputado Neodi Carlos assumiu o papel de relator...

Publicada em 02/11/2012 às 16:28:00

Da reportagem do Tudorondônia Porto Velho, Rondônia – O governador Confúcio Moura (PMDB) se reuniu com deputados nesta semana, pediu apoio, mudou a forma de atuação na Assembleia Legislativa e com isso conseguiu aprovar diversas matérias. A mudança de estratégia passa agora pela fiscalização dos deputados da base aliada, na hora de votar projetos de interesse do Executivo.

Nesta semana a bancada do PMDB foi repreendida duas vezes em sessão. Para garantir o número de votos para manter vetos do Executivo, o ex-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Neodi Carlos (PSDC) criticou a ausência do deputado Edson Martins (PMDB-Urupá), citou nominalmente o deputado Zequinha Araújo (PMDB-Porto Velho) e cobrou o deputado Marco Donadon (PMDB-Vilhena), que estava fora do plenário.

O primeiro caso de repreensão aconteceu na apreciação do veto do governador ao projeto envolvendo interesses de policiais militares. Sem quórum para garantir a manutenção do veto, o deputado Neodi Carlos apelou para questão de ordem em sem seguida cobrou a presença dos deputados do PMDB em plenário. Citou logo os três: Zequinha, Donadon e Edson Martins.

O líder do governo ainda é o deputado Edson Martins, mas o articulador do Executivo na Assembleia mudou a partir do momento em que o deputado Neodi Carlos assumiu o papel de relator do Orçamento do Estado para 2013, com total apoio da base governista.

Neodi está mostrando que tem capacidade para articular em favor do governo. Com a fiscalização em cima do que está sendo votado e sobre a presença dos deputados governistas em plenário, obteve vitórias para o Executivo durante a semana.