Governo de Rondônia prepara o amistoso entre as seleções brasileira e holandesa de vôlei, no Ginásio Cláudio Coutinho

Na segunda reunião preparatória, sexta-feira (11), no auditório Jerônimo Santana do Palácio Rio Madeira decidiu-se a execução de algumas reformas no ginásio.

Texto: Montezuma Cruz Fotos: Esio Mendes
Publicada em 14 de maio de 2018 às 10:53
Governo de Rondônia prepara o amistoso entre as seleções brasileira e holandesa de vôlei, no Ginásio Cláudio Coutinho

Ginásio Claudio Coutinho terá reparos para sediar jogo internacional

A partir desta semana começam os preparativos para o jogo amistoso entre a seleção brasileira de voleibol e a seleção holandesa no Ginásio Cláudio Coutinho, em Porto Velho, na noite de 18 de agosto deste ano. O jogo será transmitido pelo Canal Sport TV.

Na segunda reunião preparatória, sexta-feira (11), no auditório Jerônimo Santana do Palácio Rio Madeira decidiu-se a execução de algumas reformas no ginásio.

Estipuladas em R$ 92 mil, elas serão suficientes para reforçar a iluminação, melhorar o placar eletrônico e corrigir telhado e piso. A licitação sairá dentro de 20 dias, com imediato início das obras.

O decreto governamental detalhando o papel de cada órgão público será publicado até a próxima quarta-feira no Diário Oficial.

Presidida pelo capitão PM Marcelo Duarte Correia, secretário-chefe de gabinete do governador Daniel Pereira, a reunião definiu o caderno de obrigações de secretarias e superintendências que promoverão o jogo.

A Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação instalará a Infovia no ginásio. Ela é composta por fibras ópticas, rádios e satélites que conectam unidades de negócio do Governo de Rondônia e parceiros em uma rede de dados, voz e imagem em altíssima velocidade.

Segundo o capitão Marcelo, em 2015 o então vice-governador do estado manifestou à Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) o desejo de trazer para Rondônia um jogo internacional. “O diretor executivo da CBV, Radamés Lattari, confirmou depois a possibilidade de colocar o jogo no calendário da seleção quando excursionasse pelo norte brasileiro”, explicou.

O superintendente da juventude, cultura, esportes e lazer, Rudnei Paes, notou “grande empolgação” no Rio de Janeiro, onde fica a CBV. O presidente da Federação Rondoniense de Voleibol, Sérgio Feitosa, ficou satisfeito com as providências. No caderno de encargos, a Secretaria Estadual de Saúde compromete-se a ceder duas ambulâncias.

A escolta e a segurança dos atletas serão discutidas, paralelamente aos cuidados com a saída do público e o estacionamento no entorno do ginásio.

Coube ao Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia encaminhar documentação do ginásio e proceder, via diretoria técnica, a renovação do alvará.

Para Rudnei Paes, além do jogo, a Secretaria de Educação e a Sejucel pretendem trazer profissionais de arbitragem para um curso.

O superintendente estadual de comunicação social, Domingues Júnior, recomendou cuidados com a venda antecipada de ingressos. O ginásio tem 2,1 mil lugares. “Isso evita transtornos em função do grande público que também será mobilizado pelas redes sociais”, justificou.

GRANDES FEITOS DA SELEÇÃO

A seleção brasileira já conquistou todos os principais campeonatos de voleibol, informa a Wikipedia.
►Nos Jogos Olímpicos, o Brasil possui seis medalhas: três de ouro conquistadas respectivamente em Barcelona (1992), Atenas (2004) e Rio de Janeiro (2016) e três de prata conquistadas em Los Angeles (1984), Pequim (2008) e Londres (2012).
►No Campeonato Mundial, o Brasil possui cinco medalhas: três de ouro conquistadas na Argentina (2002), no Japão (2006) e na Itália (2010) e duas de prata conquistadas na Argentina (1982) e Polônia (2014). Na Copa do Mundo o Brasil possui cinco medalhas, duas de ouro (2003 e 2007) e três de bronze (1981 1995 e 2011).
► Já nos Jogos Pan-Americanos, o Brasil possui quatro medalhas de ouro (1963, 1983, 2007 e 2011), sete de prata (1959, 1967, 1975, 1979, 1991, 1999 e 2015) e quatro de bronze (1955, 1971, 1987 e 2003).
► Nos Jogos Pan-Americanos de 2007, disputados no Rio de Janeiro, o Brasil conquistou sua terceira medalha de ouro derrotando os Estados Unidos na final. Em 2011, nos Jogos de Guadalajara, a seleção conquistou o seu quarto título vencendo na final a equipe cubana principal com um time considerado pela imprensa brasileira como B.
►Em âmbito continental, a seleção brasileira é a maior vencedora do Campeonato Sul-Americano, disputado desde 1951. O Brasil ganhou 31 das 32 edições realizadas, não conquistando o torneio na única edição que não participou, em 1964.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook