Expedito Netto quer audiência pública para tratar da conta de luz em Rondônia

Rondônia produz atualmente 14% de energia do país e tem uma das tarifas mais caras do Brasil.

Publicada em 26 de March de 2015 às 09:58:00

O deputado federal Expedito Netto (Solidariedade-RO) apresentou ontem,  na Comissão de Minas e Energia , da qual  faz parte, um requerimento solicitando audiência pública para tratar sobre o sistema elétrico de Rondônia. Para tanto, estão sendo convidados os representantes do Ministério Público, do Ministério de Minas e Energia, Usinas de Jirau e Santo Antônio e OAB de Rondônia.

Em sua justificativa,  o parlamentar argumentou que o aumento médio de 32% na conta de energia aprovado no final do mês passado não encerrou a escalada dos preços de energia para 2015.

Segundo noticiou a Folha de São Paulo em matéria publicada em 03 de março, balanços da superintendência de Gestão Tarifária da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) sinalizam para um novo reajuste médio de 10% sobre a tarifa ao longo do ano.

Expedito Netto disse que esse reajuste afetará principalmente os consumidores de baixa tensão como residências urbanas e rurais.

Rondônia produz atualmente 14% de energia do país e tem uma das tarifas mais caras do Brasil. Além disso, disse o parlamentar, a péssima qualidade no seu fornecimento, em especial Na área rural, também é um fator que preocupa a todos, pois prejudica a pecuária e os mais diversos setores responsáveis pelo desenvolvimento econômico.

Netto disse que o Estado de Rondônia contribui com 0,7% do PIB nacional, cerca de R$ 27,8 bilhões,  e tem a carne bovina como o principal produto de exportação, seguido do cultivo de soja”. “Não podemos entender o alto preço da energia elétrica praticado no meu estado, vamos investigar”, finalizou.