Estudantes participam de aula prática sobre floresta plantada na vitrine tecnológica da 7ª Rondônia Rural Show

“A proposta é mostrar na prática a importância da aplicação técnica em reflorestamento”, disse a professora Josiane Bessa, do Centro Luterano de Ji-Paraná (Ceulji/Ulbra).

Texto: Paulo Sérgio Fotos: Paulo Sérgio
Publicada em 16 de maio de 2018 às 13:13
Estudantes participam de aula prática sobre floresta plantada na vitrine tecnológica da 7ª Rondônia Rural Show

Acadêmicos da Ulbra de Ji-Paraná utilizam a vitrine tecnológica como área de estudo

Estudantes dos cursos de Agronomia e Ciências Biológicas participaram na terça-feira (14) de aula prática sobre floresta plantada na vitrine tecnológica da 7ª Rondônia Rural Show, evento do agronegócio que ocorre de 23 a 26 no Parque Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

“A proposta é mostrar na prática a importância da aplicação técnica em reflorestamento”, disse a professora Josiane Bessa, do Centro Luterano de Ji-Paraná (Ceulji/Ulbra). A educadora explica que daquela aula vai cobrar dos estudantes técnicas de mensuração para inventário florestal, medidas e métodos de plantio, e estimativa de consumo cúbico para venda futura da madeira extraída da floresta plantada com fins comerciais.

A formanda em agronomia Juliana Fernandes defende a aplicação do ensino acadêmico na vitrine tecnológica. “O nosso aprendizado ganha reforço favorecendo nossa melhor formação profissional. Daqui temos a oportunidade de comprovar na prática o que a literatura ensina”, citou a veterana do 10º período, após medir a altura de uma das árvores da espécie Teca utilizando o astrolábio, um aparelho óptico bastante utilizado na época das navegações marítimas.

A implantação da vitrine tecnológica na Rondônia Rural Show tem como um dos objetivos servir como laboratório para pesquisas. O campo experimental apresenta aos visitantes, pesquisadores, estudantes e investidores no segmento 11 atividades florestais, sendo elas: cinco florestas de espécies nativa (Paricá) e exóticas (Eucalipto, Teca, Pinus e Mogno) com fins comerciais; uma mata ciliar; uma nascente e uma área com o sistema Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF).

Acadêmica de Agronomia Juliana Fernandes utiliza Astrolábio para adquirir mias conhecimentos

“Esta demonstração na vitrine, que não ocorre apenas no período da Rondônia Rural Show, desperta o incentivo às pesquisas pelas instituições de ensino, bem como abre horizontes aos investidores que buscam diversificar a produtividade”, avalia o consultor florestal Adilson Pepino, o responsável pela área de floresta plantada.

A vitrine tecnológica é mais um atrativo da 7ª Rondônia Rural Show, que abre os portões gratuitamente aos visitantes das 7h às 16h dos dias 23 a 26 na realização da maior feira do agronegócio do Norte brasileiro. “A expectativa é que pelo menos 100 mil pessoas visitem o evento”, informa o secretário José Paulo Gonçales, da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), pasta governamental responsável pela realização da feira.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook