Este ano OAB elege nova diretoria. Melhor reeleger a atual

Andrey Cavalcante conseguiu fazer de sua gestão um divisor de águas e precisa vir para reeleição.

Publicada em 30 de April de 2015 às 19:49:00

Disputa

Esse ano os advogados de Rondônia vão eleger a nova diretoria da OAB de Rondônia. O atual presidente, Andrey Cavalcante, na primeira campanha disse que não seria candidato a reeleição, “por acreditar que um mandato era suficiente para por a casa em ordem”. Nesse caso, não foi. E Andrey trabalhou pesado ao longo de seu mandato. A OAB de Rondônia se destacou em diversas frentes, como instituição, está fortalecida, e diferente do passado, vem se posicionando claramente em questões de nível local e nacional.

Institucional

Como entidade de classe, a OAB de Rondônia conseguiu ocupar importantes espaços que haviam sido dados praticamente como perdidos, como a vaga no Tribunal Regional Eleitoral, a vaga de desembargador no Tribunal de Justiça (cuja lista havia sido devolvida em uma sessão constrangedora na gestão passada), quase emplacou um desembargador federal (Diego Vasconcelos) e se manteve firme e opinativa em temas polêmicos, como maioridade penal e principalmente no campo da manutenção das prerrogativas, uma luta praticamente diária.

Estrutura física

A OAB de Rondônia também conseguiu se modernizar estruturalmente. A implantação das salas dos advogados em praticamente todos os municípios, oferece uma padronização que eleva a auto estima dos profissionais. Um advogado da região do Vale do Guaporé, dispõe dos mesmos recursos oferecidos a um advogado da capital. O dinheiro da entidade passou a retornar, em forma de benfeitorias aos associados. Não em festas e jogos de futebol como no passado.

Essas observações

São factuais, são visíveis e é impossível discordar delas. Evidente que toda a gestão tem falhas e é impossível agradar a todos. Mas a maioria vem elogiando a atual gestão. Como observador externo, é possível perceber que essas melhorias, principalmente para os associados mais novos, assim como os menos afortunados, refletem no cotidiano. O acesso está mais fácil. No campo das prerrogativas, mérito dos membros da comissão, mas que fazem parte de um grupo que conseguiu resgatar a imagem da Ordem, a OAB de Rondônia vem dando exemplo e fazendo história. O mesmo podemos dizer dos demais setores. Um dos grandes méritos de Andrey é ser uma pessoa agregadora e habilidosa.

A reeleição

Por mais que ele relute em aceitar, é um processo natural. A Ordem possui grandes nomes, mas aí entra aquela observação futebolística, para que mexer em time que está ganhando o campeonato? Nesse caso, e apenas nesse, eu sou a favor da reeleição. Não é unanimidade, mas creio que grande parte da advocacia rondoniense tem o mesmo ponto de vista.

Enquanto isso

No feudo pedetista de Rondônia, disfarçado de autarquia, o Detran não se preparou para dar início ao processo de instalação dos chips do Sistema Nacional de Identificação de Veículos (Siniav), cujo prazo encerra em 30 de junho. Apesar de possivelmente ser ampliado essa data, a pedido dos próprios Detrans, por aqui existe uma discussão sobre a empresa que vai fazer esse serviço. O objetivo do governo federal com o sistema é melhorar a fiscalização e a gestão do trânsito e da frota. Na prática, o chip cria uma “placa eletrônica” para o carro, enviando informações sobre chassis, ano, modelo e placa por meio de antenas instaladas nas vias.

Porém

O serviço de instalação será terceirizado e é bom o Ministério Público ficar bem atento a essa licitação. Podemos dizer que tem uma serpente pronta para dar o bote no processo. Isso porque o preço médio de instalação será de cerca de R$ 100, entre chip e mão de obra, e todos, eu disse todos os veículos automotivos serão obrigados a implantar o sistema, daí, imagine o volume de dinheiro que será arrecadado.

Concurso

E o Detran de Rondônia vem se fazendo de “gato morto” sobre o fato de alguns dos aprovados e convocados no último concurso já estarem trabalhando no órgão como servidores comissionados e que eles são filiados ao PDT. No dia 13 o Detran divulgou edital de convocação de 15 aprovados. Quando eles foram entregar seus documentos, foram informados que “não era bem assim”. Com a grita dos aprovados (matéria aqui), eles voltaram atrás e mantiveram a convocação. Mas a denúncia, feita por um servidor do órgão, foi encaminhada ao Ministério Público.

Olho vivo

Quando era vice-governador e diretor do Detran, o agora deputado estadual Aíton Gurgacz foi pego em grampos da Operação Termópilas e várias coisas ficaram nebulosas naquela situação. Parece que a neblina vai sumir, e o gato vai subir no telhado. A conferir.

Em Brasília

O Supremo Tribunal Federal autorizou a abertura de ação penal contra o deputado federal Lindomar Garçon, por suposta compra de votos nas eleições de 2014. A denúncia é a mesma feita na justila eleitoral. O advogado de Garçon, Nelson Canedo disse estar tranquilo em relação a esse assunto, “nós vamos anexar as mesmas provas que foram apresentadas ao Ministério Público Eleitoral aqui em Rondônia. O que houve foi uma denúncia sem fundamento e acreditamos na absolvição do deputado”, declarou o advogado.
No governo

Confúcio parece que abandou de vez o governo. As secretarias estão por conta própria, o que quer dizer que funcionam no automático. A Sedam, uma das mais importantes para um estado com perfil agrícola está paralisada, amarrada. Foi preciso que produtores invadissem o órgão para que fosse convocada uma audiência pública na Assembleia para tentar resolver. Uma das pessoas mais atuantes, e que não faz parte da Sedam, é a engenheira florestal Eunice Duarte. Atuação digna de elogios.

Para contatos

Fale conosco pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no www.painelpolitico.com e www.facebook.com/painel.politico e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon. Whatsapp 9248-8911.


Vinho tinto reduz risco de câncer; conheça 7 outros benefícios

Um copo de vinho pode fazer muito mais do que te ajudar a relaxar após um longo dia. Segundo cientistas, ele promove benefícios surpreendentes desde que tenha sua quantidade limitada. De acordo com recomendações dietéticas para americanos, é indicado um vidro de 5 onças para as mulheres e até duas taças de 5 onças para os homens. Veja abaixo 8 ações benéficas: Promove a longevidade; Melhora a memória; Reduz o risco de doença cardíaca, um estudo de 2007 sugere que compostos achados em taninos do vinho tinto auxiliam na saúde cardiovascular; Promove a saúde dos olhos, um estudo islandês descobriu que os bebedores moderados têm 32% menos probabilidade de desenvolver catarata do que pessoas que não bebem; Diminui o risco de câncer, a proteína na casca da uva pode matar células de câncer, de acordo com cientistas da Universidade da Virgínia; Melhora a saúde dental, uma pesquisa recente aponta que antioxidantes (chamados de polifenóis) encontrados no vinho podem retardar o crescimento de bactérias na boca; Diminui o colesterol, participantes saudáveis que receberam um suplemento de uva no vinho tinto tiveram uma queda de 9% no LDL; Ajuda a se defender do resfriado comum, graças aos antioxidantes presentes no vinho tinto, foi constatado que aqueles que bebiam mais de 14 copos de vinho por semana eram 40% menos propensos a pegar um resfriado comum.