Estão Subestimando Bolsonaro

O deputado federal e ex-militar, ceteris paribus, será eleito presidente da República. Não com meu voto, é bom que se diga. Aliás, sei em quem não votarei de jeito nenhum. Lula e Bolsonaro estão entre eles.

Rubens Coutinho
Publicada em 06 de janeiro de 2018 às 15:17
Estão Subestimando Bolsonaro

A próxima eleição promete ser atípica. O leitor já deve ter ouvido esta frase pronunciada por algum dito especialista político sempre que uma nova eleição se aproxima. De tão usada, virou chavão.

Pois o pleito de outubro deste ano será incomum, sinônimo de atípico.

O deputado federal e ex-militar , ceteris paribus, será eleito presidente da República. Não com meu voto, é bom que se diga. Aliás, sei em quem não votarei de jeito nenhum. Lula e Bolsonaro estão entre eles. Mas isso é outra história.

Voltemos ao ex-militar. 

No sétimo mandato, o deputado federal saiu do anonimato graças às redes sociais, que ele e sua assessoria dominam, principalmente o Facebook, onde a massiva presença do parlamentar não tem como passar despercebida, chama  atenção até de seus críticos e começou a ser copiada pelos adversários, sem a mesma eficácia, é bom que se diga.

Quem usa Facebook não tem como escapar: Ali o homem é onipresente. E diferente de Lula, os posts de – e sobre – Bolsonaro recebem comentários majoriariamente positivos.

Parece haver um encanto do eleitor com o discurso do capitão. Um misto de nacionalismo tacanho e muita demagogia parece mesmerizar o eleitor.

Dois jornalistas de Rondônia tem opiniões diferentes sobre as possibilidades eleitorais do ex-militar.

Robson Oliveira, o colunista que assina a Resenha Política, acredita que se trata de um vôo de galinha, de um cavalo paraguaio.

Robson enxerga longe. Foi um dos poucos a prever – e acreditar – uma vitória do até então desconhecido tucano Hildon Chaves, que se elegeu prefeito de Porto Velho contra praticamente todas as expectativas.

No outro pólo está o jornalista e  ex-vereador Everaldo Fogaça.

Embora não seja nenhum cientista político, Fogaça tem uma análise aguda sobre o tema.

Ele acredita que, pela primeira vez desde que se inventou a internet, a eleição para presidente no Brasil poderá ser decidida nas redes sociais, espaço hoje dominado pelos bolsonaristas.

Deixando a opinião dos outros de lado e voltando ao passado, ressalte-se que o discurso de Bolsonaro lembra muito o de Collor quando foi candidato e derrotou Lula.

Na época, o homem que depois veio a confiscar a poupança dos brasileiros tinha o apoio da Globo, Veja, O Globo, Folha de São Paulo, enfim, da chamada grande mídia (sobre o assunto, ler o excelente Notícias do Planalto, de Mário Sérgio Conti) . Naquele tempo não havia Facebook, Twiter nem WhatsApp.

Hoje, a chamada grande imprensa ignora Bolsonaro, quando não lhe é francamente hostil.

Mas o capitão, contrariando tudo o que se diz sobre eleições presidenciais, poderá se eleger presidente da República sem os grandes partidos, sem os grandes veículos de imprensa  e sem o apoio dos caciques políticos regionais.

Seu palanque é o Facebook; seu segredo, o discurso sob medida para os ouvidos de quem busca desesperadamente um salvador da pátria.

Faltando quase dez meses para as eleições, pelo menos em Rondônia o eleitor parece já ter se decidido por Bolsonaro.

Esta constatação é possível levando em conta um artigo recente do professor Nazareno, publicado aqui no Tudorondonia e replicado no Facebook. O post no Face teve cerca de 60 mil visualizações, centenas de curtidas e mais de mil comentários, quase 100 % xingando o articulista e o editor do site, quando não o próprio jornal.

Nenhuma pesquisa eleitoral, por mais científica que seja, é tão abrangente a ponto de reunir tantas pessoas dos mais diferentes extratos sociais, escolaridade, renda, religiosidade e regiões.

Toda essa massa de desesperados em busca de um salvador parece escapar às pesquisas e a análise dos grandes cientistas e articulistas políticos.

Estão subestimando Bolsonaro.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    MOISES CRUZ 06/01/2021

    são os 2 anos de governo sem escândalos de corrupção! obras sendo realizada na região norte, onde há décadas, a população, implorava por essa atenção. A seriedade do governo com o dinheiro publico, tem cooperado para esse fortalecimento do nome do PRESIDENTE.

  • 2
    image
    celio 10/01/2018

    ESSE NÃO VAI DAR NEM PRO CHEIRO. NO PRIMEIRO DEBATE JÁ VAI DE ÁGUA ABAIXO. SEM FALAR QUE É COMO TODOS OS OUTROS QUE TANTOS CRITICAM (FUNCIONÁRIOS FANTASMAS E TANTO OUTROS PODRES) SE ISSO TAMBÉM NÃO FOR ROUBAR DINHEIRO PÚBLICO, O QUE SERÁ ENTÃO? QUERER GANHAR ELEIÇÃO FALANDO QUE VAI ACABAR COM BANDIDOS SÓ PODE ESTAR DE BRINCADEIRA. NÃO VI NENHUM PROJETO DESSE CARA PARA O BRASIL, APENAS FALA QUE VAI ACABAR COM A BANDIDAGEM PERMITINDO QUE TODOS ANDEM ARMADOS.  

  • 3
    image
    ricardo 06/01/2018

    sou Bolsanaro, não que devemos acreditar no homem ( confiar no homem )todavia por estarmos vivenciando estas mazelas politicas em nosso pais, devemos escolher aqueles que pretendem devolver a dignidade a familia brasileira, presença do poder público, restauração da moral e da ética entre outros. chega de corrupção! avante Brasil.

  • 4
    image
    José Roberto Cardoso 06/01/2018

    A questão não é SUBESTIMAR BOLSONARO... O que não podemos subestimar, meu caro Rubens, é a burrice do povo, que, desesperado diante dos políticos lalaus de nossa nação, acredita em Papai Noel e passa a depositar toda a sua esperança num crápula feito Jair Bolsonaro (que fala o que os desinformados querem ouvir, sem nunca ter feito nada além de lambanças) e angaria a simpatia do eleitorado menos preparado. Donald Trump é exemplo atual disso. Este arremedo de político sequer irá para o segundo turno. Será desmascarado no primeiro debato. Quem despreza as mulheres, abomina os negros e demais minorias, não passa pelo crivo eleitoral.

  • 5
    image
    Edvaldo 06/01/2018

    Votar em quem , somente para Bolsonáro , pelo menos ele fala em acabar com os bandidos , que o Fernando Henrique, lula e Dilma apoiaram, desarmando a população , dando direitos a bandidagem e tirando o direito dos policiais . Pelo menos ele promete acabar com essa injustiça cometida por esses três bandidos que deram direito de acabar com as famílias. Somente no Brasil que tem isso, os bandidos atiram, matam e vão para o juiz de conciliação e são soltos.

  • 6
    image
    edimar 06/01/2018

    só de não ter processo por corrupção, e permitir que a segurança nacional possa agir, já tem meu apoio.

  • 7
    image
    Marcos 06/01/2018

    VAO TIRAR O P DO (PMDB), POLIT..... MERD..... D...... BRAS..... KKK GRANDES MERD......

  • 8
    image
    Christian 06/01/2018

    Acusam o Bolsonaro de tudo... hoje você não gostar de algo é ser racista, facista, extremista, machista e outros. Hoje uma parcela ridícula que quer impor tudo que não presta estão morrendo de medo do Bolsonaro... Recado... Bolsonaro será o novo presidente e um monte de porcaria vai tremer.

  • 9
    image
    Jotinha 06/01/2018

    DIREITA JÁ, BOSSONARO 2018, CHEGA DESSA CORJA DE ASSALTANTES (PT, PMDB, PSDB, PP, PTB...)

  • 10
    image
    ALMIR 06/01/2018

    Também não terão meu voto Luladrao nem Bolsonaro. Nenhum desses que estão na politica ha anos que agora se aparecem como salvador da Pátria. Ainda não entendo porque maioria dos seguidores do Nazista alegam que quem não vota no Bolsonaro são somente os PTistas. Acredito que por desespero da população Bolsonaro será eleito e sua primeira ação será tentar vetar o Art 5 da CF.

  • 11
    image
    Marcos Toia 06/01/2018

    Meu voto e dele. Ja votei em rabto picareta e nenhum deu certo. Vou arriscar de novo em outro nome

  • 12
    image
    Romain Pereira 06/01/2018

    HOJE A MÍDIA COMUNISTA TENTA DESQUALIFICAR O BOLSONARO COMO CANDIDATO A PRESIDENTE. DIZENDO QUE O MESMO NÃO SE ENCONTRA PREPARADO, O CHAMAM DE HOMOFÓBICO, RACISTA, BICICLETISTA, E TANTOS VISITAS KKKK. MAS O CHAMA LO DE CORRUPTO LADRÃO NÃO PODEM. BOLSONARO VAI VENCER ESSE ELEIÇÃO PORQUE O POVO BRASILEIRO ESTÁ CANSADO EM VOTAR NOS MESMOS POLITICOS LADRÕES BANDIDOS QUE COLOCAM SEUS INTERESSES ACIMA DO INTERESSE DO PAÍS. EXISTEM ESPALHADOS PELO BRASIL MILHARES OU DIZER MILHÕES DISPOSTOS A GASTAREM DO SEU PRÓPRIO BOLSO PARA AJUDAR NA CAMPANHA DO MITO BOLSONARO. EU MESMO JÁ MANDEI INSTALAR UM SOM POTENTE NO MEU CARRO SÓ PARA LHE AJUDAR A DIVULGAR SEUS PENSAMENTOS E IDÉIAS A CERCA DA FAMÍLIA, DOS VALORES CRISTÃOS E MORAIS. BOLSONARO É DE FORA DE UM SISTEMA QUE JÁ SE ENCONTRA PODRE, EM DECOMPOSIÇÃO, ONDE JÁ CHEIRA MAL E VAI SE ACABANDO. O BRASILEIRO POR NATUREZA É. CONSERVADOR E DE DIREITA. SOU NORDESTINO E VOTO NO BOLSONARO. E ESTAREI ATIVAMENTE EM SUA CAMPANHA. UM DOS MILHARES VOLUNTÁRIOS NAS REDES SOCIAIS E FORA DELA. PRECISAMOS VENCER O MEDO, VENCER A CORRUPÇÃO, VENCER A CANALHICE, A IMPRENSA FAKE NEWS, MENTIROSA ,DESLEAL, QUE TENTA MANIPULAR O CIDADÃO. #BOLSONAROPRESIDENTE JÁ.

  • 13
    image
    Queiroz 06/01/2018

    Não tem TV Globo lixo e corrupta, Veja, Folha de SP, Exame, Isto É, O Globo, Caciques políticos bandidos de todos os partidos, PTralhas, Ongs de pilantras, MST, Movimentos sociais de vagabundos, Comando Vermelho, PCC e etc. O povo descente e trabalhador do Brasil não suporta mais os canalhas e bandidos que dilapidaram e acabaram com o nosso País após o Governo Militar. É bom os pilantras dos 3 poderes dessa republiqueta irem se acostumando. "2018" "Jair Messias Bolsonaro" Será Eleito Presidente da Republica pelos povo trabalhador desse País. A bandidagem ficará louca!!!!

  • 14
    image
    Christian 06/01/2018

    Bolsonaro 2018 e 2022 reeleito. Para acabar com essa esquerda que só quer acabar com a família. E pior que apoia MST e outros bandidos.

  • 15
    image
    Antonio 06/01/2018

    De minha parte, ele já é o próximo presidente do nosso amado Brasil. Estou cansado de ver tanta baderna, tanta corrupção, tantos assaltos. Esta semana, eu mesmo fui roubado e nada posso fazer. As autoridades nada fazem para melhorar; só pensam nelas mesmo. Bolsonaro não será o Salvador da Pátria, pois tem que mudar muita coisa para consertar essa esculhambação que o PT, o PMDB e o PSDB fizeram de nosso País, inclusive desfazer várias cagadas. Esteja ele em qual partido estiver, eu estarei com ele. Bolsonaro Presidente este ano !

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook