Estande mostra marcas dos antepassados em vestígios arqueológicos

Estão expostas peças e fragmentos recolhidos nos sítios Garbim e Morro dos Macacos (margem esquerda do rio Madeira) e na ilha Dionísio ou Niterói (no rio Madeira, próximo à foz do rio Jacy-Paraná).

Publicada em 28 de August de 2015 às 21:01:00

A vitrine contendo artefatos em cerâmica e pedra usados pelos primitivos moradores das margens do rio Madeira na região de Porto Velho, também está atraindo as atenções de quem visita o estande da Hidrelétrica Santo Antônio, no Porto Velho Shopping. São vestígios de peças em cerâmica, que provavelmente eram usadas para guardar ou servirem alimentos. Também há lâminas de machados de pedra de vários formatos e adornos, também em pedra, para orelhas e lábios
As peças foram encontradas em alguns dos mais de 50 sítios levantados na área do canteiro de obras – onde foi construída a hidrelétrica – e ao longo do reservatório da usina, nas duas margens do rio Madeira e nas ilhas, além de doações de pessoas que encontraram peças e as tinham em seu poder.

Estão expostas peças e fragmentos recolhidos nos sítios Garbim e Morro dos Macacos (margem esquerda do rio Madeira) e na ilha Dionísio ou Niterói (no rio Madeira, próximo à foz do rio Jacy-Paraná). No futuro estas peças ficarão expostas para acesso público, possibilitando conhecer melhor a ocupação, os hábitos e o modo de vida das populações que residiam nesta parte da Amazônia.

O estande, que fica montado até o dia 30 de agosto, próximo domingo, é mais uma forma que a Santo Antônio Energia encontrou para divulgar o resultado da avaliação independente do IHA – International Hydropower Association, que atribuiu à hidrelétrica o maior número de notas máximas em sustentabilidade em comparação a todas as outras avaliadas em diversos países.