Estande do Portal do Madeira é aberto com diversas informações históricas e curiosidades

Desde sábado, 21 de abril, os frequentadores do Porto Velho Shopping estão tendo a oportunidade de conhecerem um pouco mais sobre o rio Madeira.

Banzeiros Comunicação e Consultoria
Publicada em 25 de abril de 2018 às 14:31
Estande do Portal do Madeira é aberto com diversas informações históricas e curiosidades

Desde sábado, 21 de abril, os frequentadores do Porto Velho Shopping estão tendo a oportunidade de conhecerem um pouco mais sobre o rio Madeira. A Idem Marcas, Santo Antônio Energia e Hidrelétrica Santo Antônio instalaram um estande na praça principal do shopping contendo fotos e informações que estão disponíveis no Portal do Rio Madeira, que é uma ferramenta para pesquisas escolares, acadêmicas ou mesmo de curiosidades de fatos relacionados ao rio que corta a cidade de Porto Velho é o seu ponto de referência histórico, geográfico e econômico.

O curador do Portal, professor e historiador Aleks Palitot, participou da abertura do estande e em entrevistas a jornalistas, falou da importância do novo site de pesquisas. Ele destacou que o Portal reúne conhecimentos sobre arqueologia, culturas indígenas, conhecimento sobre peixes e aventureiros que por aqui passaram nos séculos 18 e 19.

“É importante para conhecer o que temos de cultura ‘beradeira’, dos ribeirinhos, e da mesma forma também, receber o conhecimento científico, o legado que nos foi deixado por estes homens que nos antecederam, com mapas, cartografia, gravuras feitas por cientistas que por aqui estiveram. Então, o Portal traz um conjunto de trabalhos de grandes pesquisadores, biólogos, turismólogos, arqueólogos, paleontólogos, historiadores, geógrafos, que trazem para quem acessar o Portal aquilo que há de mais puro e fino da história do nosso majestoso rio Madeira. Me permitam um trocadilho. Todos navegam o rio Madeira, só que agora vão navegar de uma forma diferente, virtual, pela história de um dos dez maiores rios do mundo”, acrescenta Palitot.

Representando a concessionária Santo Antônio Energia, a jornalista Carla Nascentes, afirmou que mais uma vez a empresa está montando um estande para levar informação à população sobre as atividades que direta ou indiretamente são decorrentes da Hidrelétrica Santo Antônio. “Já falamos sobre geração de energia, sobre pagamento de royalties, sobre os peixes, arqueologia e agora sobre o Portal do Rio Madeira, que traz todas as informações e características deste rio tão importante. O endereço do portal é www.portaldoriomadeira.com.br. Convido a todos que façam a visita física ao nosso estande e virtual ao Portal”.

O estande oferece acesso a informações e imagens em totens interativos e a vídeos que podem ser assistidos diretamente dos celulares dos visitantes, por meio do QRCode. Os painéis em 3D proporcionam fotos com profundidade e estão sendo bem procurados para as selfies. A exposição fica montada até o dia 29 de abril, no horário de funcionamento do Porto Velho Shopping.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook