Em Linhas Gerais - Gessi Taborda

Hermínio, provável candidato ao Governo. A rasgação de seda de Euclides. Marquise, um negócio mal cheiroso.

Publicada em 01/02/2013 às 07:58:00

[email protected]


OUTRA VEZ NA RIBALTA Aumentaram, e muito, as especulações em torno de um possível lançamento do nome de José Hermínio para disputar o governo rondoniense em 2014. Isso, principalmente, depois de aparadas todas as arestas que vinham sendo montadas pelo Palácio Getúlio Vargas com o objetivo de impedir ao deputado do PSD assumir um segundo mandato de presidente da Assembléia.

Como o deputado José Hermínio assume hoje o mandato de presidente da Assembléia até o fim dessa legislatura, as especulações sobre seu futuro político aumentaram e o deputado passa a figurar com mais intensidade na relação dos prováveis candidatos ao governo no próximo ano. E se isso acontecer, José Hermínio será certamente o candidato de Oposição com maior credibilidade por não esconder a ferrenha oposição que faz ao governo do PMDB, denunciando todas as supostas maracutaias e corrupção na claudicante gestão de Confúcio Moura.

SEM EMPECILHO O deputado José Hermínio é uma espécie de liderança autêntica. Costuma falar exatamente o que pensa e nem por isso se deixa seduzir pela picada da mosca azul. Prova? Se isso não fosse verdade, teria aceitado disputar a prefeitura de Porto Velho (com chances reais de vencer), mas se manteve à margem da disputa porque os partidos aliados acabaram seduzindo-se pela candidatura da bela Mariana.

Esse é, portanto, o José Hermínio que vai continuar na presidência da Assembléia, sem medo de fazer oposição às cabeças coroadas da política rondoniense, mas jamais se constituindo (como presidente do Legislativo) em empecilho para as propostas interessantes ao desenvolvimento do estado, apresentadas pelo governo. José Hermínio continuará na oposição, mas no campo político apenas.

EM FORMAÇÃO O cenário político para 2014 está em formação. José Hermínio sabe que “muita água ainda vai rolar”. Quem faz política com dedicação, como acontece com Hermínio, certamente vai viabilizando cada vez mais o seu nome e ganhando condições para disputar qualquer cargo em 2014, inclusive o de governador. Mas dentro do partido do próprio Hermínio existem outros nomes sonhando com essa postulação.

Pela ilibada conduta ética, pela maneira republicana como dirigiu a Câmara de Vereadores da capital e agora dirige o Legislativo estadual, Hermínio pode realmente agregar o apoio necessário para ser um nome capaz de conquistar o coração e mente dos rondonienses sequiosos por um governo verdadeiramente voltado para o crescimento rondoniense e para a prática política verdadeiramente republicana.

SEMINÁRIO O governador abriu na manhã de ontem o 1º Seminário de Gestão Pública. O evento – que dura até a tarde de hoje – acontece no auditório do Tribunal de Justiça. Voltado especialmente para autoridades executivas, o seminário foi aberto sem a presença dos prefeitos eleitos do estado, um dos públicos alvos da iniciativa. Os prefeitos preferiram ir a Brasília na esperança de conseguir recursos para tocar a vida de seus municípios.

SEDA Como sempre acontece nesses eventos, o palco parecia reservado a ver quem rasgava mais seda na massagem ao ego do governador. E entre secretários de estado, prefeito presidente da Arom e o representante da Assembléia, deputado Euclides Maciel, eis que este tirou de letra a disputa. Até parecia um líder do governo ou membro de seu partido. Chegou a garantir que Confúcio está superando todos os seus antecessores em obras rodoviárias, etc, etc, etc.

Nem parecia um “tucano” falando, tanto confete jogou na gestão que, vira e mexe, critica tanto na Assembléia ou até no seu programa de TV. A história que disse ter ouvido do governador de Santa Catarina (Euclides é oriundo daquele estado) sobre Confúcio chegou a ser hilária, afirmando que na Câmara dos Deputados (onde Confúcio ficou vários mandatos) o atual governador rondoniense “era um verdadeiro remédio para acalmar” seus pares, um nilimento. E assim – goste ou não – caminha Rondônia...

MARQUISE Embora haja um consenso junto à população de Porto Velho sobre o péssimo serviço de limpeza pública prestado pela Marquise, ela parece mais firme do que nunca na manutenção do monopólio dessa mina de dinheiro e desse negócio profundamente mal cheiroso.

Sem tergiversação, o deputado José Hermínio expressou de forma clara o desejo da maioria dos moradores de Porto Velho, algumas vezes confirmado em pesquisas de opinião: “Fora com a Marquise”. Para o ex-prefeito, essa empresa gigantesca, denunciada em várias outras partes do Brasil por corrupção, garantia férias nababescas (e talvez outras coisas mais convincentes). Para o atual prefeito não se sabe o que será oferecido em troca de sua permanência por aqui.

CPI Dessa vez a Câmara Municipal de Porto Velho terá vozes capazes de romper a postura de “Amem!” que vigorou na legislação passada. E no caso da Marquise já existe a proposta de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, por iniciativa de Everaldo Fogaça. Esse novo vereador não tem o costume de ficar de quatro. Se não conversarem com ele na linguagem que mais entende, a Marquise terá, certamente, pelo menos muitas dores de cabeça.