Em Linhas Gerais

Gessi Taborda

Publicada em 25/01/2013 às 08:37:00

[email protected]


CRAQUE EM ACOLHIMENTO O governo do estado promove hoje e amanhã mais um desses eventos onde o resultado mais visível é o blábláblá trivial do qual de praticidade nada sobra. Mas dessa vez o governo vai falar de uma coisa que, como se viu, ele conhece muito bem. Afinal, para realizar um Seminário de Acolhimento e Integração dos Novos Gestores Municipais (leia-se novos prefeitos), ninguém melhor que o governo rondoniense.

O governo de Confúcio acabou ganhando destaque ao acolher aspones premiados com CDS-16. A dondoca Luana Najara Aben Athar Silva, premiada com esse “acolhimento”, curte as delícias de Cancún (balneário mexicano preferido de milionários) enquanto o governo dá a esfarrapada desculpa de que a moçoila só foi nomeada e como não entregou a documentação, não tem folha de ponto. É desse jeito que os gestores públicos (salvo as honrosas exceções) tratam o contribuinte-eleitor rondoniense. Certamente é mais uma deixa para o Ministério Público investigar o tamanho do “acolhimento” executado por esse governo, usando essa praga das nomeações sem concurso público.

LENIÊNCIA INEXPLICÁVEL Coube ao site “Tudorondônia” revelar em primeira mão mais uma constatação de que o governo de Confúcio Moura está muito distante dos compromissos feitos na campanha em favor da transparência, da ética e do combate a todas as formas de desperdício do dinheiro do contribuinte. A revelação de que uma protegida do ex-deputado Everton Leoni, hoje um dos mais importantes donos da mídia televisiva e do rádio acabara de ser nomeada para um cargo altamente remunerado (sem precisar, é claro, trabalhar), é apenas a ponta do iceberg de um possível novo escândalo na gestão do filosófico governo do PMDB. Certamente, se algum órgão de controle externo remexer nesse pântano deverá encontrar dezenas de “Luanas” com ótimos “cedesses”; pagos pelos contribuintes.

A FICHA NÃO CAIU E para o setor de comunicação social do governo está claro que não caiu a ficha. A explicação distribuída à mídia serviu apenas para reforçar de estamos diante de mais uma evidência agravante da decadência de uma gestão que, segundo se informou, cria cargos de nomeação política numa proporção injustificável, como se a Constituição fosse apenas um diploma a ser burlado.

COMBINAÇÕES Que tipo de combinações vem fazendo o governo de Confúcio com os donos das mídias para garantir aos seus apaniguados cargos públicos regiamente pagos com o dinheiro do erário? Este sistema de inchar a folha de pagamentos com protegidos de figuras “Intocáveis” e para garantir blindagem absoluta ao governo, para garantir o domínio de quem está no Poder da mídia claramente amestrada em Rondônia.
É por isso que – tirando a chamada mídia on-line – surge cada vez menos o interesse dessa porcaria de imprensa em mostrar de forma clara para a opinião pública a agravante de um governo que vai se notabilizando pelo esfacelamento dos métodos republicanos, sem os quais é impossível transformar a economia e a vida social para toda a população.

PERDENDO PRESTÍGIO Confúcio Moura foi, enquanto deputado federal e prefeito de Ariquemes, um nome da política rondoniense tido como de indubitáveis virtudes éticas. E agora no governo vai deixando a coisa correr com tal frouxidão que sua gestão vai se inscrevendo na relação de práticas nada recomendáveis. Se não recuperar a imagem antiga – de cultor da moralidade e da ética – não conseguirá recuperar ou manter a confiança popular que, em última análise, foi responsável pela conquista do governo rondoniense.

Deixando sua gestão se conspurcar com fatos interpretados como corrupção e escândalos o governador Confúcio não só perderá cada vez mais prestígio como corre o risco de se inviabilizar para os próximos enfrentamentos eleitorais.

CHEGA DE GOLPES Há no meio político vozes garantindo não ser verdade a renúncia do governador à fomentação de um golpe capaz de tirar do comando da Assembléia Legislativa o deputado Hermínio Coelho nesse último período da legislatura que termina em 2014.
Ora, Hermínio assumiu legitimamente a presidência da Assembléia e também legitimamente deverá continuar na presidência do Poder, tendo em vista ter sido reeleito como aquele que tem de assumir na vacância do titular do cargo. Tentar derrubar esse direito legal é simplesmente achar que o oportunismo na confecção de golpes contra a democracia e o estado de direito ainda é possível nesse país.
Não deveria ser sob o governo de um político com um passado invejável que tal manobra pudesse ser pelo menos imaginada. O que se espera é que o governador Confúcio use o tempo restante de sua gestão para combater o fisiologismo e atos explícitos de deslavada corrupção para salvar seu projeto político futuro.

BOM PARA O LEGISLATIVO José Hermínio mostrou ser um fator altamente positivo para a recuperação de um legislativo ainda decadente, pelo reflexo das ações de figuras rotas que nos últimos anos traficaram poder, desviaram milhões em recursos econômicos e jogaram o nome do estado de Rondônia na lama. Tudo isso envolto numa embalagem de autoritarismo e de indigna dependência do Executivo.
Então é fundamental denunciar a tentativa de golpe e chamar à responsabilidade os parlamentares que já reconhecem na gestão de José Hermínio o paradigma da transformação social, ética e econômica do legislativo estadual. Certamente, esse golpe previamente anunciado terá o rechaço dos deputados e também da Justiça que está sempre cobrando nos dias atuais a revisão dos métodos inaceitáveis praticados por políticos ainda identificados com o atraso e o autoritarismo.

GRANDE NEGÓCIO De acordo com previsão da ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura), o número de assinantes de TV paga deve chegar a 30 milhões até 2015. A informação está no "Mídia Fatos", publicação anual que reúne perspectivas e dados sobre o setor. Antes, a expectativa da associação era de que em 2015 o país alcançasse 20 milhões de assinantes. Ainda de acordo com os dados, dos 15,9 milhões de assinantes do Brasil, 28% são da classe C.