Deputados prestigiam ação na prevenção ao câncer de próstata

No Departamento Médico, servidores assistiram palestra sobre câncer de próstata e do pênis.

Publicada em 26 de November de 2015 às 12:16:00

 Eranildo Costa Luna                                                      

Numa mobilização que visa despertar a conscientização dos servidores para a importância dos exames preventivos de câncer de próstata, o Departamento Médico da Assembleia promoveu uma palestra e outras ações, na manhã desta quarta-feira (25).

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP), o 1º vice-presidente, Edson Martins (PMDB) e o deputado Só na Bença (PMDB), acompanhados do secretário geral, Arildo Lopes, prestigiaram o evento, que contou com a presença de diversos servidores da Casa.

“Fazer o exame, estar sempre se cuidando, é importante para a prevenção do câncer de próstata, uma doença agressiva e impiedosa. Não vale a pena ser ‘durão’ e se recusar a realizar o exame, que realmente é constrangedor para a maioria dos homens. Mas, a saúde deve estar em primeiro lugar”, destacou Maurão.

Edson Martins ressaltou a importância da iniciativa do Centro Médico, como forma de despertar a conscientização dos homens para a necessidade do exame. “A doença não escolhe a quem atingir. Todos estão sujeitos a contrair esta ou outra enfermidade, por isso a única saída é a prevenção, para que possamos tratar e curar”, afirmou.

Só na Bença relatou que tem um trabalho de acompanhamento de pacientes, alguns com câncer de próstata. “É uma luta dura, pesada e difícil. Por isso, quanto mais cedo fizer o exame, maiores as chances de cura para quem for acometido desta doença terrível”, acrescentou.

Maurão reconheceu o trabalho de excelência que o Departamento Médico tem desenvolvido, com ações e campanhas preventivas ao longo do ano.

“A prevenção é o melhor caminho para a saúde. Estamos satisfeitos com o trabalho e quero reafirmar que a nossa determinação é de que todos os que procurarem o Centro Médico continuem sendo atendidos com respeito e dignidade”, acrescentou.

Palestra e sorteio de exames

A diretora do Departamento Médico, Sandra Galdino Leite de Souza, agradeceu ao apoio que o setor tem recebido de Maurão de Carvalho e dos demais deputados. Ela disse estar cumprindo a tarefa de cuidar da saúde dos servidores da Casa.

O médico Cid Scarpa fez uma palestra sobre o câncer de próstata e de pênis. Ele trouxe várias informações sobre a prevenção e o tratamento da doença.

“É com informação, com conhecimento que vamos derrubando esse medo, esse constrangimento que muitos homens ainda têm em relação ao exame do toque, a forma mais segura de se avaliar as condições da próstata”, destacou Scarpa.

Ao final foram sorteados dez exames gratuitos de PSA entre os servidores.