Deputado Neodi esclarece que não disputa cargo de presidente da Assembleia

O presidente da ALE, deputado Hermínio Coelho, disse ser preciso hoje paz interna na instituição, devido ao fato de existir muita gente levando e trazendo fofocas.

Publicada em 07/11/2012 às 17:22:00

 Paulo Ayres O deputado Neodi Carlos Francisco de Oliveira (PSDC), durante pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (7 de novembro), rechaçou qualquer articulação com relação a uma eventual disputa pela presidência da Assembleia Legislativa para o biênio 2013-2014. Segundo ele, não existe conversações neste sentido, em decorrência de já ter priorizado outras ações, e além disso, existir tecnicamente impedimento por parte do regimento interno.

O pronunciamento foi em decorrência de insistentes comentários e até matérias na imprensa, de que ele estaria fazendo articulações para inviabilizar a recondução do atual presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Hermínio Coelho (PSD), eleito na chapa para o cargo de primeiro vice-presidente. Com a cassação do ex-presidente da ALE e a renúncia de quatro membros eleitos para a próxima mesa diretora, restaram apenas da antiga composição, o deputado Hermínio Coelho na condição de primeiro vice-presidente e Maurão de Carvalho no cargo de segundo vice-presidente.

Para acabar com a fofoca, declarou o deputado Neodi Carlos: “Se eu quisesse ser presidente teria disputado a eleição anterior. Garanto o mandato ao nosso presidente Hermínio Coelho. Agora é importante esclarecer que não conversei com ninguém, e assim sendo, jamais manifestei a vontade de voltar a ser presidente desta casa. Não é de meu caráter e índole fazer este tipo de coisas. Não faço coisas às escondidas. Só quero deixar claro aos fofoqueiros de plantão, que isto não procede”.
Ao concluir seu pronunciamento (efetivado através de questão de ordem), o deputado Neodi Carlos pediu que parem de fazer intrigas e confusão, pois existem pessoas plantando inverdades, para semear a discórdia. “Quem faz isto desconhece o regimento interno. Não teremos eleição de presidente para o segundo biênio, e sim para os demais cinco cargos. Informo logo também que não serei candidato a nenhum destes cargos. Quero acabar com esta fofoca. Já fui presidente quatro anos e sei o peso desta função”, declarou.

Em aparte, o deputado Euclides Maciel (PSDB) também defendeu Neodi Carlos. Na seqüência falou o deputado Maurão de Carvalho (PP), enfatizando ter conhecimento destes boatos. “Trama para dar uma rasteira no presidente, isto não procede. Nunca parei para conversar este tipo de coisas. Tenho consciência que a mesa está feita. A composição será feita apenas para os cargos que faltam. Não cogitei jamais ter um novo presidente da casa. A votação já foi feita e continuaremos a respeitar o regimento interno. Precisava tirar isto a limpo”, declarou Maurão de Carvalho. O deputado Saulo Moreira PDT), disse ter sido importante estes esclarecimentos.

O presidente da ALE, deputado Hermínio Coelho, disse ser preciso hoje paz interna na instituição, devido ao fato de existir muita gente levando e trazendo fofocas. Segundo ele, no dia em que constatar que está fazendo mal aos deputados, servidores ou ao Estado, ele deixa o cargo. ”Tudo que a gente faz aqui, faz de coração aberto”, concluiu.