Delegados explicam apreensão de mais de 200 quilos de maconha em Porto Velho

Neste ano foram 1,398 tonelada de maconha, 150 de cocaína e 551 comprimidos de ecstasy.

Publicada em 09/11/2012 às 13:49:00

Da reportagem do Tudorondônia

Porto Velho, Rondônia - Durante entrevista coletiva condecida na manhã desta sexta-feira (9), o secretário de Segurança, delegado Marcelo Bessa, explicou como foi a apreensão de mais de 200 quilos de maconha, ocorrida na quinta-feira (8). A operação foi coordenada pelo delegado Daniel Braga Batista, com policiais do Departamento de Narcóticos. Com isso, neste ano a Polícia apreende 1,398 tonelada de droga.

Marcelo Bessa explicou que as investigações começaram na Delegacia Especializada em Repressão de Crimes Contra a Vida, onde o suspeito Marco A. V, de 26 anos, era apontado como o mandante do homicício contra o gerente da empresa de transportes Três Américas, Valmir Braz Domingues.

Valmir e Marco haviam tido um desentendimento e após o assassinato do primeiro, havia suspeitas de que Marco havia encomendado o crime. Durante as investigações, os policiais descobriram que Marco estava envolvido no tráfico de entorpecentes. Na tarde de quinta-feira (8) foi obtida informação sobre a chegada de um carregamento de maconha do Mato Grosso do Sul.

Segundo o delegado Daniel Braga, o suspeito Marco seria o agenciador de motoristas da empresa Três Américas, com o objetivo de transportar dogras do Mato Grosso do Sul para Porto Velho.

Foram presos junto com Marco, o motorista Damásio M.A, de 37 anos, e Ricardo S.S, de 27. O suspeito Mario C.S, de 41 anos, foi indiciado e em seguida liberado. Marco admitiu ser o dono da droga. Ele confessou ter contratado Damásio para transportar a carga de maconha.

Os policiais montaram uma campanha no posto de combustível Carga Pesada na quinta-feira (8), avistaram a chegada de Marco por volta das 14 horas, em um Gol. Viram quando Damásio entrou no carro e quando ambos seguiram para o trevo da avenida Jatuarana. Alguns minutos depois, chegou Mario.

Os três voltaram ao posto, onde se dirigiram à carreta baú da empresa Três Amércias, sendo presos em flagrante quando descarregavam a droga. Depois, na residência de Marco, foi apreendida uma espongarda calibre 12, várias munições e uma balança de precisão.

Em 2010 a Polícia apreendeu em Porto Velho mais de 650 quilos me drogas, sendo 528 quilos de maconha e 122 quilos de cocaína. Em 2011 foram 516 quilos de maconha e 83 de cocaína. Neste ano foram 1,398 tonelada de maconha, 150 de cocaína e 551 comprimidos de ecstasy.

Além do Marcelo Bessa e Daniel Braga, participaram da entrevista coletiva, concedida no Denarc, o diretor geral da Polícia ciivil, Pedro Mancebo, e o diretor do Denarc, João de Deus Pires.