CPI dos Shows exige documentos das despesas com Alceu Valença, Cidade Negra e Fernandinho

A inclusão do contrato do cantor Fernandinho nas investigações da CPI gerou divergência.

Publicada em 02 de July de 2015 às 16:45:00

Porto Velho, RO - Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito criada para apurar possíveis irregularidades na contratação de shows pela Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural) aprovaram nesta quinta-feira, 2, requerimento pedindo em 48 horas toda planilha de despesas com a produção e cachê de Alceu Valença, Cidade Negra e o cantor gospel Fernandinho. A próxima reunião ficou agendada para a terça-feira às 10 horas. Somente após a chegada e análise dos contratos é que a CPI fará as convocações do presidente da Funcultural, Marcos Nobre; secretário de Meio Ambiente, Edjales Brito; e a chefe de Divisão de Contabilidade da Funcultural, Liana S. Pedraça de Souza.

A inclusão do contrato do cantor Fernandinho nas investigações da CPI gerou divergência. Edmo Dim Dim (PSL) discordou porque o foco principal , cujo requerimento foi aprovado pelo plenário da Câmara, era apenas a contratação dos shows de Alceu Valença e a banda Cidade Negra.

“Não podemos perder o foco. Não estou votando contra até porque precisa mesmo apurar, mas precisamos ouvir o plenário”, explicou o vereador Edmo Dim Dim. Ele lembra que as CPIs caíram no descrédito popular e por esse motivo é preciso levar essa investigação a sério e, se houver irregularidades, que os responsáveis sejam punidos. O pedido para inclusão do cachê do cantor Fernandinho foi feito pelo vereador Eduardo Rodrigues (PV).

O presidente da CPI, José Wildes de Brito (PT), e o relator , Everaldo Fogaça (PTB) , querem o detalhamento de todas as despesas com os três shows. A CPI quer as planilhas dos valores com hospedagem, excesso de bagagem, alimentação, palco e sonorização. Fogaça esclareceu que há denúncias que a prefeitura pagou até whisky doze anos e cervejas para os cantores, o que é vedado na administração pública.

Compareceram à  primeira reunião da CPI os vereadores Wildes, Fogaça, Eduardo, Dim Dim, Edwilson Negreiros (PR) e Marcelo Reis (PV). Fazem parte da CPI e nem justificaram suas ausências os vereadores Claudio da Padaria (PC do B), Macário Barros (PSB), Alan Queiroz (PSDB) e Jair Montes (PTC).

COMPOSIÇÃO DA CPI:
PRESIDENTE – VEREADOR JOSÉ WILDES (PT)
RELATOR – VEREADOR EVERALDO FOGAÇA (PTB)
1- VEREADOR JAIR MONTES (PTC)
2- VEREADOR EDWILSON NEGREIROS (PR)
3- VEREADOR EDUARDO RODRIGUES (PV)
4- VEREADOR ALAN QUEIROZ (PSDB)
5- VEREADOR DIM DIM (PSL)
6- VEREADOR MACÁRIO BARROS (PSB)
7- VEREADOR CLÁUDIO DA PADARIA (PCdoB)