COOPERAÇÃO: Governo e Fecomércio renovam parceria em defesa da EFMM

O Governo de Rondônia e a Federação do Comércio do Estado querem recuperar 13 quilômetros da Estada de Ferro Madeira Mamoré.

Publicada em 18/12/2012 às 15:20:00

O Governo de Rondônia e a Federação do Comércio do Estado querem recuperar 13 quilômetros da Estada de Ferro Madeira Mamoré. A proposta inicial foi apresentada em 2003 pela Confederação Nacional do Comércio, mas não teve apoio do Estado.

Com o intuito de resgatar a proposta e firma uma cooperação com o Estado, o secretário-chefe da Casa Civil, Marco Antônio Faria, participou nesta terça-feira (18), de uma reunião na sede da Fecomércio na Capital que contou com a participação de representantes da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Instituto do Patrimônio Histórico (IPHAN), Santo Antonio Energia, Federação do Comércio e do superintendente de Estado de Turismo (Setur), Leandro Basílio.

O objetivo do encontro, segundo o presidente da Federação, Raniery Coelho, é para traçar os planos para implantação da proposta. Ele mesmo se encarregará de reecaminhar o projeto para o vice presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, que em 2003 liderou a campanha pela parceria com o Estado. “Vamos ter que unir forçar para alavancar esse importante patrimônio histórico” destaca o executivo, que de antemão acredita numa boa receptividade junto à Confederação.

Tadros tem uma relação com Rondônia desde que foi homenageado com o título de Cidadão Honorário do Estado. “A proposta é muito positiva para nós, pois vai até mesmo alavancar o turismo”, salienta. A idéia é recuperar 13 quilômetros da EFMM, restaurar o Casarão Collins e construir uma Colônia de Férias com estação de passageiros ao estilo da época.

Fonte: DECOM