Confúcio Moura aponta inovação tecnológica e científica como essencial para o futuro de Rondônia durante abertura da Infoparty 2017

A Infoparty é o ponto de partida para um sonho muito grande e necessário para Rondônia: ser um Estado referência em fomento de ciência e inovações tecnológicas.

Texto: Vanessa Moura Fotos: Bruno Corsino
Publicada em 18 de novembro de 2017 às 11:04
Confúcio Moura aponta inovação tecnológica e científica como essencial para o futuro de Rondônia durante abertura da Infoparty 2017

Governador Confúcio Moura destaca durante abertura da Infoparty 2017 que é preciso investir em ciência e tecnologia

A Infoparty é o ponto de partida para um sonho muito grande e necessário para Rondônia: ser um Estado referência em fomento de ciência e inovações tecnológicas. Na abertura da 2º edição do evento nesta sexta-feira (17), o governador Confúcio Moura ressaltou que é preciso investir no futuro do Estado.

‘‘É o primeiro evento dessa natureza patrocinado com recursos públicos, nos demais estados o recurso vem da iniciativa privada. Vocês todos sabem como está à situação no Brasil, mesmo assim o Estado retirou recurso para investir no futuro’’, garantiu Confúcio.

Um Estado que nos últimos anos se reinventou e se modernizou com a implantação da Infovia, digitalização de acervos; serviços online a população e a própria Infoparty, evento que este ano está com uma programação de 48 ininterruptas de atividades tecnológicas com palestras de profissionais de renome dentro e fora do Brasil.

Programação esta que atraiu não só o público rondoniense, mas também conta com comitivas do Acre, Mato Grosso, Pará e Amazonas. ‘‘Este ano a Infoparty quase que triplicou o número de participantes. Ano passado foram mais de dois mil e este ano atingimos aproximadamente seis mil interessados. O que demostra que a juventude e todos aqueles envolvidos nesta área estão comparecendo massivamente’’, afirma o governador.

A estudante de Biologia da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Vitória Ribeiro Cidade, ressaltou a importância de trazer as discussões sobre inovações tecnológicas e científicas para o Estado. ‘‘Estava muito ansiosa, porque nunca tinha participado, e quando eu vi na internet a programação achei muito bacana e acredito até que vai superar minhas expectativas, até porque foram convidados palestrantes muito capacitados’’, conta.

‘‘Eu percebi que tem muitos conteúdos em ciência e tecnologia que vão me ajudar a aprimorar meus conhecimentos, inclusive com alguns temas com afinidade com a área que eu estudo’’, avalia Artur da Silva, acadêmico de geografia da Unir.

‘‘O governo está ao lado da juventude, dos empresários do ramo, o governo quer que Rondônia vá para frente, que seja especial. É um Estado pequeno, mas que pode se destacar pela qualidade dos seus jovens pesquisadores, inventores, criadores e a Infoparty quer isso, despertar maior interesse para encaminhar suas carreiras para área da robótica, dos jogos eletrônicos, da tecnologia e da criação de aplicativos’’, disse o governador.

Fomento que deve resultar em um Estado produtivo e inovador. ‘‘O mundo está sendo sacudido pelas novidades. Não podemos ser apenas produtor de alimentos primários. Temos que avançar para a área que mais cresce no mundo, que é a de serviços, que responde por mais por de 60% do Produto Interno Bruto do Brasil, que inclui tecnologia, inovação e pesquisa, e nós precisamos investir mais nisso. É impossível não acreditar na Ciência e na Tecnologia, ainda estamos engatinhando, precisamos chegar lá e vamos chegar lá’’, avalia Confúcio.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook