“Confúcio ficará para a História como o melhor governador de Rondônia”, afirma deputado

Para o parlamentar, Confúcio está desenvolvendo um modelo novo de governar, com foco no planejamento, no equilíbrio das relações institucionais e na eficiência das ações.

Publicada em 31/01/2013 às 15:50:00

DECOM

Durante a abertura do 1º Seminário de Gestão Pública do Governo de Rondônia, que começou nesta quinta-feira (31) e termina amanhã, no auditório do Tribunal de Justiça, em Porto Velho, o deputado estadual Euclides Maciel (PSDB) fez uma breve análise do mandato do governador Confúcio Moura (PMDB).

Para o parlamentar, Confúcio está desenvolvendo um modelo novo de governar, com foco no planejamento, no equilíbrio das relações institucionais e na eficiência das ações. “Ao final destes primeiros quatro anos, ele ficará para a História como o melhor governador que este estado já teve”, acentuou.

Euclides estabeleceu, ainda, comparações entre o governo atual e o anterior, citando áreas como estradas, educação, saúde e assistência social. “Quanto saiu o outro, diziam que dificilmente ele seria superado na abertura e manutenção de estradas. E o Confúcio, em apenas dois anos, já o superou de longe”, comparou Euclides, afirmando, ainda, que a maioria dos deputados estaduais está ao lado do governador.

DESDE ARIQUEMES Em entrevista, o deputado lembrou que Confúcio teve dificuldades, nos primeiros dois anos, de administração como prefeito de Ariquemes porque o jeito dele governar é diferente. “Há mais diálogo e planejamento, cujos resultados aparecem mais a longo prazo, mas são mais contundentes. Ao final, Confúcio conseguiu azeitar a máquina e implantar seu estilo, sendo um prefeito premiado pelo seu empreendedorismo e competência. Foi reeleito com votação consagradora e Ariquemes aparece, hoje, como uma das cidades mais evoluídas do estado”.

Com essas palavras, Euclides Maciel ilustrou seu raciocínio de que, de agora em diante, o Governo da Cooperação “dará uma volta por cima, investindo mais em comunicação e mostrando o quanto tem feito por Rondônia”.

POR UM ESTADO MODERNO E EFICIENTE Em seu discurso, o governador Confúcio Moura falou de algumas das suas atividades nos primeiros dois anos de mandato. Falou, sobretudo, dos investimentos nas áreas sociais. “Aqui em Porto Velho, por exemplo, vamos inaugurar uma cidade nova, com a entrega de 4 mil casas no Bairro Mariana”. Ações como o Banco do Povo, Restaurante Popular, Plano Futuro, Legalize Já, dentre outras, também foram lembradas.

Confúcio destacou que seu governo tem tido como marcas os princípios da eficiência e da economicidade. “A pavimentação da rodovia entre Mirante da Serra e Ouro Preto do Oeste, por exemplo, teria um custo de R$ 20 milhões. A empreiteira que venceu a licitação desistiu e nós (o Estado) decidimos assumir por conta a obra que, no fim, custou R$ 8 milhões”.

Além das grandes e notáveis ações, Confúcio Moura evocou para si o compromisso de tornar o Estado mais ágil e eficiente. “Esse é um compromisso meu com a população. Claro que não vamos mudar tudo do dia para a noite. Mas, começamos um novo jeito de governar, que segue o modelo de gestão de estados como Minas Gerais. Infelizmente, temos muitos vícios que não se justificam, pois Rondônia tem apenas 31 anos. É jovem e precisa se modernizar começando pelo comprometimento dos gestores e dos servidores públicos de uma forma geral para que tenhamos uma Rondônia mais moderna, com inclusão social, competitividade e crescimento com sustentabilidade, sempre tendo em vista que o cidadão é que deve ser o alvo de todas as nossas ações”.

O seminário culminará no lançamento do Plano Estratégico de Gestão que prevê a assinatura do contrato pelos gestores firmando o compromisso de cumprirem todas as metas de cada pasta. “Vão ter que prestar contas diretamente ao governador, todos os meses. Temos, neste ponto, que seguir o exemplo da iniciativa privada. Se não o atingirem os objetivos esperados, serão automaticamente desligados”, afiançou o secretário de Assuntos Estratégicos, José Martins Coelho, em entrevista.