Confúcio aos prefeitos: \\\"O discurso de posse tem poder. As palavras têm uma energia impressionante. São como flechas lançadas...\\\"

"Que tudo que foi prometido, no todo ou em parte, seja cumprido. E por tudo que fizerem a mais, louvo-lhes, porque é possível, fazer muitas coisas, além do que foi prometido".

Publicada em 01 de janeiro de 2017 às 21:57:00

O discurso (posse dos prefeitos)

Confúcio Moura (PMDB), governador de Rondônia

Fonte: Blog do Confúcio 

Hoje, dia primeiro de janeiro de 2017, prefeitas e prefeitos de Rondônia,  novos e reeleitos, tomarão posse dos seus cargos. Desejo a todos boa sorte em seus mandatos. Que tudo que foi prometido, no todo ou em parte, seja cumprido. E por tudo que fizerem a mais, louvo-lhes, porque é possível, fazer muitas coisas, além do que foi prometido.

O maior segredo do mandato é o elemento surpresa. Quebrar a monotonia da cidade, introduzindo nela, novo elemento, que não tinha antes. Que neste quesito, cara prefeita e prefeito, só a sua mente, a criatividade local, pode lhes dizer o que será feito para agradar aos olhos dos seus moradores. Enfim, o povo precisa de encantamento. De alguma coisa que lhe salte como belo, simples e inusitado.

O melhor dinheiro do mundo para o município é o recurso próprio. Com este dinheiro é que vocês realizarão o sonho local. O pequeno município, pode sim, melhorar a sua arrecadação e ir saindo, aos poucos, do FPM (Fundo de Participação do Município) e da parcela do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). O município deve cuidar da sua arrecadação. E se não tiver, trate de aumentar. Quem sabe, aumentando a produção de café e leite. E sendo eficiente, para arrecadar tudo que é previsto em lei.

O bom gestor não é aquele que sabe administrar a receita. Ter muito dinheiro. E sim aquele que sabe administrar a despesa. Aí está o segredo. Fechar os ralos. E como tem ralo numa prefeitura! Iniciem olhando o almoxarifado, a farmácia, o uso dos veículos, o gasto com energia, telefonia, internet, diárias, combustível e água. Olhem tudo. Nos detalhes. E façam economia a partir das pequenas coisas. Economizem no gasto com a iluminação pública. Peçam ajuda.

E tratem, caros amigos (as), de treinar o seu pessoal. Porque vocês terão muitas dificuldades em fazer novos concursos públicos, nomear mais gente e aumentar salários. Este treinamento poderá ser feito com pessoas da própria localidade, no chão da escola ou no pátio da própria prefeitura. Continuamente.

Não tem receita de bolo, nem Ana Maria Braga para ajudá-los a temperar a carne. E tem mais uma, o povo brasileiro está de olho em todos nós. Em nossos movimentos, conversas e capacidade de ser um prefeito (a) diferente, mas eu mesmo, não sei como vocês poderão ser diferentes. Creio que o melhor conselho que possa lhes dar, seja o da TRANSPARÊNCIA dos seus atos.  E o outro, é o da JUSTIÇA, tratar a todos com respeito e de maneira igual. Sem apadrinhados. A partir daí, o céu será o limite.

O Governo Federal sozinho não tirará o Brasil do fundo do poço. Porque estamos no fundo do poço, de verdade. Agora, teremos que nos agarrar à corda e subir, na braçada, até sair fora dessa crise. E para que isto aconteça, senhor (a) prefeito (a) teremos que estar juntos, para aumentar a geração de oportunidades no seu município. A vocação do nosso Estado é a produção de alimentos.

O LEITE e o CAFÉ. Aumentar a produção, pra valer. Temos indústrias fantásticas instaladas, com capacidade ociosa. Isto é inadmissível. LEITE e o CAFÉ com técnica, onde o pouco produzirá muito. E eu vou ficando por aqui.

O DISCURSO na posse de hoje tem poder. As palavras têm uma energia impressionante. São como flechas lançadas no universo. O discurso é uma oração.

Boa sorte a todos. Estamos juntos.