10/01/2017 - 10h25min - Atualizado em 10/01/2017 - 10h25min

Concluído diagnóstico de disponibilidades hídricas para elaborar plano que definirá política de gestão das águas em Rondônia

O primeiro produto de um cronograma de tarefas a ser cumpridas até novembro de 2017, quando será concluído e aprovado o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH)...

O primeiro produto de um cronograma de tarefas a ser cumpridas até novembro de 2017, quando será concluído e aprovado o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH) de Rondônia foi concluído pela RH Engenharia e Consultoria SS Ltda., empresa que firmou contrato com o governo estadual para elaborar os estudos técnicos e o documento consolidado do plano.

pedras-negras_vale-do-guapore_foto_daiane-mendonca

Levantamento é parte da primeira etapa de um total de três, e preve o diagnóstico, prognóstico e cenários da utilização da água em Rondônia

Relatório apresentado à Coordenadoria de Recursos Hídricos da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) indica que o levantamento, inventário e estudo dos recursos hídricos superficiais (córregos, rios e lagos), foi 100% finalizado.

Esse levantamento é parte da primeira etapa que preve o diagnóstico, prognóstico e cenários da utilização da água em Rondônia. “Agora a empresa trabalha na dinâmica social, que vai dividir o estado em unidades de planejamento para ver onde há demanda da população pelos recursos, crescimento populacional, conhecer o consumo, com participação pública, isto é, mobilização social, quando serão feitos questionários”, explicou o coordenador de Recursos Hídricos da Sedam, José Trajano dos Santos.

É nesta fase, com previsão de se encerrar em maio, que se terá uma avaliação integrada da situação atual dos recursos hídricos de Rondônia, estado que tem sete bacias hidrográficas: rios Guaporé, Mamoré, Abunã, Madeira, Jamari, Machado e Roosevelt, divididas em 42 sub-bacias. A principal delas é a do rio Madeira. É quando também se terá uma análise das tendências de evolução da demanda por água das nossas baciais.

Segundo Trajano, funcionários dos 13 escritórios da Sedam em Rondônia irão contribuir com informações e na aplicação dos questionários. A segunda etapa, conforme o contrato assinado em novembro com a RHA, empresa de Curitiba (PR),  engloba diretrizes, programas e metas, também com participação popular, com prazo de três meses de trabalho, de junho a agosto de 2017.

A última etapa, consolidação do PERH, é prevista para setembro, outubro e novembro.  É quando se terá o documento consolidado do plano, uma minuta do projeto de lei que instituirá o PERH, banco de dados com informações sobre ele e a ocorrência de um seminário estadual para lançamento do plano.

“O Plano Estadual de Recursos Hídricos nos dará subsídios para fazer uma espécie de zoneamento do uso da água, e futuramente o estado irá se instrumentalizar com uma lei própria para fazer a cobrança do uso da água, conforme prevê lei nacional”, disse Trajano.

Disciplinar o uso da água, bem público da União, é importante mesmo na região amazônica, onde o recurso é superior às outras regiões do país, porque o mau uso causa escassez ou falta de água.  É o que já acontece, segundo o coordenador da Sedam, em Rolim de Moura, Alta Floresta, Cacoal e Nova Brasilândia.

Trajano ilustrou que irrigação de café capta muita água, e sem um controle afeta a jusante de rios, causando a falta de água para comunidades que vivem próximas a atividades econômicas que exigem grande consumo do produto.

“O plano vai nortear a forma como a captação da água em determinada região deve ser feita para não prejudicar a jusante, quanto de água um empreendimento poderá represar, considerar a vazão da água. O plano irá possibilitar que o estado adote política para disciplinar o uso, para melhorar cada vez mais a vazão ecológica da água, recuperar matas e nascentes, e assim melhorar a oferta da água”, destacou José Trajano.

CUSTO DA ÁGUA

O Brasil concentra 13% de toda a água doce do planeta. A nossa reserva soma 1,248 trilhão de metros cúbicos de água em reservatórios superficiais e aquíferos subterrâneos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deverá divulgar em breve quanto cada atividade econômica, cada produto, cada pessoa consome desse estoque de água. No futuro, a este ousado projeto serão calculadas contas ambientais envolvendo cálculo para energia, floresta e uso da terra.

 

Fonte
Texto: Mara Paraguassu

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 24/02/2017 ás 16:55:00

PARCERIA DA EMDUR, FIERO E SISTEMA S É PROPOSTA PARA CAPACITAÇÃO

Pensando na cidade do futuro, o diretor-presidente da EMDUR disse  que é fundamental ter parcerias como as debatidas nesta sexta com o presidente da Fiero, Marcelo Thomé.

GERAL | matéria escrita em 24/02/2017 ás 16:52:00

Prefeitura de Porto Velho mantém forte ritmo de trabalho nos bairros

Considerando a utilização de mão de obra e maquinários próprios, os custos são muito baixos.

GERAL | matéria escrita em 24/02/2017 ás 16:50:00

MP firma TAC com hospitais particulares de Ariquemes, visando melhor atendimento a pacientes internados

Por meio do documento, os representantes dos hospitais fizeram um “pacto pelo bom e regular atendimento de saúde a ser prestado pela rede particular, devendo primar pela revisão de todos os seus atos procedimentais.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 24/02/2017 ás 16:05:00

Empresas que comercializam Rondocap terão que pagar dano moral coletivo e oferecer condições dignas a seus vendedores

aA magistrada determinou expedição de ofício ao MiPF e à PF para apuração de eventual conduta , tal como : frustar, mediante fraude ou violência, direito assegurado pela legislação do trabalho.

GERAL | matéria escrita em 24/02/2017 ás 15:58:00

Nota de pesar pelo falecimento do ex-servidor do TRE-RO jornalista Francisco Gilson de Oliveira, o Campeao

O sepultamento ocorreu às 16h (horário de Brasília) desta sexta (24), no cemitério São João Batista daquele município paulista.

GERAL | matéria escrita em 24/02/2017 ás 15:56:00

Nova autorização permite operação da UHE Santo Antônio na cota 71,3 m

Autorização Especial n° 9/2016, que permitia a operação da UHE Santo Antônio na cota 71,3 metros, havia sido cancelada pelo Ibama em razão de decisão liminar da 5ª Vara Federal Ambiental e Agrária.

GERAL | matéria escrita em 24/02/2017 ás 15:52:00

ICMBio recebe R$ 55 milhões para Rondônia

Recursos oriundos de compensação ambiental vão ser usados na regularização fundiária da Reserva Biológica do Jaru (RO) e do Parque Nacional Mapinguari (RR).

POLíTICA | matéria escrita em 24/02/2017 ás 15:45:00

Deputado Dr. Neidson cobra a retomada das obras do Hospital de Emergência e Urgência de Rondônia- Heuro

A pedra fundamental do Hospital foi lançada pelo Governador Confúcio Moura no dia 20 de Dezembro de 2013, até então na época a expectativa de conclusão da obra era de apenas 1 ano e meio.

POLíTICA | matéria escrita em 24/02/2017 ás 15:39:00

Aélcio da TV pede asfaltamento no Orgulho do Madeira

Indicação visa atender manifestações recebidas de futuros moradores do empreendimento e moradores do Bairro Mariana.

POLíTICA | matéria escrita em 24/02/2017 ás 15:17:00

Maurão de Carvalho recebe diretores do jornal Alto Madeira, que completa 100 anos em abril

Assembleia deverá realizar Sessão Solene em homenagem ao centenário do periódico.

GERAL | matéria escrita em 24/02/2017 ás 15:13:00

Incra/RO recebe pauta dos movimentos sociais em Jaru e Ji-Paraná

O movimento apresentou reivindicações em cerca de 30 áreas em todo o estado. A maioria trata de aquisição de terras, regularização fundiária, assentamento de famílias, construção de estradas vicinais, energia, educação e cestas básicas.

POLíTICA | matéria escrita em 24/02/2017 ás 15:09:00

Cleiton Roque indica recapeamento da RO 387 em Espigão do Oeste

Parlamentar cita que rodovia está tomada por buracos e inviabilizando acesso à área urbana.

GERAL | matéria escrita em 24/02/2017 ás 15:02:00

Conselheiro federal Elton Assis defende ampliação do texto da Súmula do Nepotismo

Segundo Elton Assis, a intenção da Ordem é fazer com que fique claro, no texto, que a proibição ao nepotismo também se aplica a cargos de indicação política.

POLíTICA | matéria escrita em 24/02/2017 ás 14:49:00

Dr. Neidson participa de assembleia geral do Fundo de Erradicação da Pobreza

O parlamentar ressaltou a importância dessas ações para a população ribeirinha do Estado.

POLíTICA | matéria escrita em 24/02/2017 ás 14:50:00

Jean Oliveira intercede junto ao DER por melhorias para Alto Alegre 

Prefeito agradece ao parlamentar pelas obras executadas pelo governo do Estado.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2017 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com