Comissão Especial diz que relatório do Iperon não mostra para onde foi o dinheiro

Quase R$ 2,5 bilhões é o déficit apresentado pela diretoria do instituto, sem dizer onde foram usados.

David Casseb - Decom
Publicada em 30 de março de 2017 às 17:05
Comissão Especial diz que relatório do Iperon não mostra para onde foi o dinheiro

A Comissão Especial da Assembleia Legislativa para avaliação do Instituto de Previdência do Estado de Rondônia-Iperon se reuniu na tarde de hoje (29), sob a presidência do deputado Jesuino Boabaid (PMN), e com a presença dos deputados Adelino Follador (DEM), Cleiton Roque (PSB), Edson Martins (PMDB) e Anderson do Singeperon (PV).

No início da reunião o deputado Edson Martins abriu mão da relatoria da comissão e indicou o deputado Adelino Follador para que relatasse sobre o assunto. Cleiton Roque pediu um levantamento do tempo que o instituto prestava assistência médica, para saber se o déficit alegado provêm daquela época.

Vários sindicatos compareceram à reunião, que teve como assunto principal na pauta de hoje o relatório da dívida do instituto, encaminhada pela presidente do órgão. Jesuíno Boabaid disse que, diante da complexidade dos números e da falta de clareza, resta solicitar um parecer técnico para que se defina quando e onde foram gastos os recursos do Iperon.

Germano Soares (foto), Presidente da Pública - Central do Servidor, disse que a cada dia que passa se faz mais claro que todo o sistema e situação financeira do Iperon é muito obscuro, devendo ser analisado melhor por técnicos externos, para que uma avaliação idônea seja apresentada para os deputados e servidores públicos. Jesuino se manifestou a respeito do assunto, afirmando que uma auditoria externa custa muito caro e resta saber se o próprio Iperon tem caixa para bancar esse serviço.

Anderson do Singeperon disse que o relatório da presidência do Iperon, que aponta um rombo de quase R$ 2,5 bilhões, não apresenta para onde foi o dinheiro, onde foi aplicado ou quem deve para o instituto. Tem que ser feita uma auditoria externa urgente, independente de onde vai sair o dinheiro, antes que o órgão entre em colapso e prejudique milhares de servidores.

Pelos sindicatos participaram Luciano Filho, presidente do Sindicato da Previdência-Sinseper; Emílio Albuquerque Sintec técnicos tributários e Joy Luiz Monteiro, também do Sintec.

Comentários

  • 1
    image
    Joao roberto 31/03/2017

    O iperon foi um grande empregador e teve ate alguns de seus empregados como um presidente que dizem ter aplicado um certo valor em um deste bancos de sp que faliram e ai o dinheiro sumiu, e com uma boa olhada noz documentos atraves de investigacao com uma boa auditoria e a policia investigar se foi crime e as pessoas devolverem o dinheiro , e mais a assembleia ja votou por isentar a ela mesmo de pagar ao iperon o q devia e so ver no setor de leis que se isto for real existe o documento

  • 2
    image
    Henry 31/03/2017

    É preciso de fato fazer uma auditoria minuciosa no IPERON, e que seja independente, sem intervenção do Conselho de Administração, o qual foi criado sem nenhuma necessidade.

  • 3
    image
    DOMINGOS SÁVIO FARIAS 31/03/2017

    o IPERON E SAQUEADO HÁ MUITO TEMPO, POIS SEMPRE OS SERVIDORES FORAM VITIMAS DE BANDIDOS QUE ´SO QUEREM E ROUBAR O DINHEIRO PUBLICO PERTENCENTE AOS SERVIDORES E AO POVO.

  • 4
    image
    Dinorar 31/03/2017

    Bom se e pra comentar segura ai, olha sinceramente deve ter fiscalização sim no iperon todos os servidores tem descontado em folha uma faixa de 400ou mas todo mês, , seguro iperon, iperon joia , seguro iperon, onde esta este dinheiro? Pago iperon desde de 1988 pedi minha aposentadoria a dois anos o estado pediu averbação do INSS não pago inss e sim iperon, no iperon eles não averba-o tempo de serviço fica difícil pois o iperon so desconta e não oferece nada.

  • 5
    image
    O recolhimento dos servidores foi feito, ou seja, 30/03/2017

    O recolhimento dos servidores foi feito, ou seja, desconto em folha.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook