Comissão de Educação e Cultura debate a militarização de escolas

Também foram distribuídos projetos para elaboração de parecer.

Geovani Berno - Decom
Publicada em 23 de março de 2017 às 08:43
Comissão de Educação e Cultura debate a militarização de escolas

Com a presidência do deputado Anderson do Singeperon (PV), a Comissão de Educação e Cultura debateu a militarização de escolas em vários municípios de Rondônia, em pontos estratégicos, especialmente onde a indisciplina e violência fugiram ao controle.

O deputado Adelino relatou que participou dos debates na Escola Chico Mendes, em Ariquemes, sobre a possível militarização, e que também serão instaladas outras duas, sendo uma em Vilhena e outra em Ji-Paraná.

Segundo o parlamentar, houve inicialmente uma imagem negativa ao projeto, com manifestação dos funcionários e pais. Por isso, teve a participação de técnicos da Seduc explicando o projeto, que visa também a redução da violência.

Adelino disse que, após a explanação da diretora da escola de Jacy-Paraná e técnicos, a comunidade aprovou a iniciativa. “É um embrião e acreditamos que outras comunidades e municípios também vão querer esta mudança”.

A deputada Rosângela Donadon (PMDB) afirmou que em Vilhena também houve discordância inicial e que, após explanação dos técnicos da Seduc a comunidade escolar, ocorreu a adesão ao projeto de militarização da escola.

A parlamentar salientou o exemplo, da escola de Jacy-Paraná, que conseguiu mudar a realidade de muitas crianças e jovens. Agradeceu a tenente Ossussi, diretora da escola, por ter se deslocado para conversar com a comunidade.

Aélcio da TV (PP) relatou sua participação na reunião do movimento pró-educação numa organização da Federação das Indústrias (Fiero), ocorrida na última segunda-feira (20), com o envolvimento de várias entidades onde foi debatida a militarização das escolas.

No entanto, o parlamentar mostrou preocupação com a quantidade de projetos sendo desenvolvidos ao mesmo tempo, como a militarização como o Guaporé, Ensino Integral, mediação tecnológica e que por esta quantidade pode se perder o foco.

O presidente, deputado Anderson salientou que alguns projetos estão tendo início e não foram enviados para a Assembleia com a destinação de recursos.

 

Parecer

Na reunião foram distribuídos dois Projetos de Decreto Legislativo (PDL) para parecer. O primeiro de nº 114/17 de autoria do deputado José Lebrão (PMDB), que concede o Título de Cidadão Honorífico ao vice-governador Daniel Pereira (PSB) que tem como relator o deputado Aélcio da TV.

O segundo PDL, de nº 116/17, concede a Medalha do Mérito Legislativo ao senhor Manoel Veríssimo Ferreira Neto, de autoria da deputada Rosângela Donadon, teve como relator o deputado Adelino Follador, que concedeu parecer favorável.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook