Comissão de deputados recebe denúncia de furto de máquinas do DER

Segundo relatório do denunciante, maquinários teriam sido furtados, posteriormente vendidos e o valor adquirido teria sido dividido entre funcionários do órgão.

Publicada em 30 de April de 2015 às 15:41:00

 Juliana Martins


Durante reunião da Comissão de Fiscalização e Controle, realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa, o presidente, deputado Ezequiel Júnior (PSDC), formou uma comissão específica para apurar denúncias contra o Departamento de Estradas de Rodagens (DER) de Rondônia.

As denúncias encaminhadas ao presidente da Casa de Leis, Maurão de Carvalho (PP), tratam de supostas irregularidades administrativas cometidas no âmbito do DER, entre elas, o possível furto de equipamentos.

Segundo relatório do denunciante, maquinários teriam sido furtados, posteriormente vendidos e o valor adquirido teria sido dividido entre funcionários do órgão.

Diante das denúncias, Ezequiel Júnior disse que o DER precisa responder alguns questionamentos ao parlamento, entre eles, se a polícia já foi acionada.

“É uma denúncia muito séria e sabemos que não é novidade o relato de irregularidades dentro do DER, a imprensa divulga desde 2014. Mas isso é caso de polícia, precisamos apurar a veracidade destas denúncias e saber quais providências estão sendo tomadas”, disse Ezequiel Júnior.

O deputado Dr. Neidson (PTdoB) questionou o período em que as possíveis denúncias teriam acontecido, porém, a informação não consta no relatório e será verificada pela comissão.

O deputado Edson Martins (PMDB) disse considerar a denúncia grave e afirmou que cabe à comissão tomar um posicionamento urgente. “Eu não quero acreditar que alguém seria capaz de vender um bem público e depois dividir o dinheiro, mas também não podemos fechar os olhos”, alertou.

O deputado elogiou a gestão do atual diretor do DER, coronel Lioberto Caetano. “Ele está fazendo um brilhante trabalho à frente do DER e tenho certeza de que essa comissão vai colaborar com o coronel para apuração dessas denúncias”, afirmou Edson Martins.

Ezequiel Júnior disse ser inquestionável a competência do diretor do DER, porém, afirmou que cabe ao coronel Caetano o levantamento das denúncias.

“É ele o homem que agora está com a caneta que tem tinta. Afinal, se pode ter ocorrido o furto de um maquinário que não tem tanto comércio imagine com outros bens do patrimônio público”, sugeriu o presidente.

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) disse que Jesuíno Boabaid tomou atitude responsável ao encaminhar a denúncia a Maurão de Carvalho que, por sua vez, encaminhou à Comissão de Fiscalização e Controle.

“Temos que tomar as devidas providências e em primeiro plano devemos analisar o documento recebido pelo deputado Jesuíno e tomar todo cuidado necessário para não cometermos injustiças, temos que ter embasamento”, declarou Lazinho.

Edson Martins sugeriu que a comissão convoque o denunciante e convide o deputado Jesuíno Boabaid para uma reunião para que todas as denúncias sejam confirmadas.

Já o presidente Ezequiel Júnior, de imediato, formou uma comissão de quatro parlamentares que irá, em diligência, apurar as denúncias junto ao diretor do DER. “Não se trata de uma CPI, apenas uma comissão de deputados específica para tratar desse assunto em questão”, explicou Ezequiel Júnior.

Formam  a comissão os deputados Ezequiel Júnior, Dr. Neidson, Lazinho da Fetagro e Edson Martins.