Começa, em Porto Velho, a I Jornada Rondoniense de Genética Médica e Atenção Primária à Saúde

O objetivo é discutir temas relacionados à Genética Médica, que envolve a Atenção Primária à Saúde, a interdisciplinaridade e o multiprofissional em saúde.

Publicada em 26 de November de 2015 às 17:18:00

   Teve início na manhã desta quinta-feira, 26, a I Jornada Rondoniense de Genética Médica e Atenção Primária à Saúde, promovida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPesq), pelo Núcleo de Saúde (NUSAU) e pelo Laboratório de Genética Humana (LGH) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/RO). O evento acontece no Auditório da Sesau, no Palácio Rio Madeira, Rua Pio XII, 133, Bairro Olaria, Porto Velho.

   O objetivo é discutir temas relacionados à Genética Médica, que envolve a Atenção Primária à Saúde, a interdisciplinaridade e o multiprofissional em saúde, para a concretização da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras.

   A abertura da Jornada foi feita pela reitora da UNIR, professora doutora Maria Berenice Alho da Costa Tourinho, e pelo secretário de Saúde, Williames Pimentel. Em sua fala, Pimentel destacou que o sistema de saúde avançou bastante e que a universidade federal tem papel importante nesse processo ao promover eventos e discutir temas importantes como o recém descoberto Zika Vírus, que será debatido no evento. O secretário reforçou também a importância, para a saúde em Rondônia, do compromisso firmado pelo Governo do Estado com a UNIR de doar o terreno para construção do Hospital Universitário.

  Para a professora Berenice Tourinho, a iniciativa de realizar a Jornada de Genética Médica eleva o nome do estado e o coloca no centro dos debates. A reitora aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio que o governo e a Sesau tem prestado à Universidade.

    Na ocasião, a professora doutora Lavínia Faccini (UFRGS), ministrante da palestra de abertura, parabenizou Rondônia pela iniciativa de discutir com urgência esse problema tão recente no país [o Zika Vírus]. Segundo Faccini, esta discussão é extremamente necessária nesse momento, mas não tem sido realizada em muitos lugares.

   A Jornada tem continuidade hoje à tarde, a partir das 14h, com palestras sobre o laboratório de genética humana e suas ferramentas para a Medicina Genômica, Doença de Huntington (DH), impactos psicossociais da DH em uma família de Porto Velho e cuidados ao paciente com Mal de Alzheimer. O evento acontece até amanhã de manhã, quando serão ministradas as seguintes palestras: O papel do Médico geneticista na atenção em saúde; Assistência multidisciplinar na Atenção Básica a portadores de condições crônicas geneticamente originadas; e Experiências com o usuário do serviço de atendimento em Neurologia clínica e os casos não identificados de doença.

   Para saber mais detalhes sobre a programação, acesse: http://www.unir.br/index.php?pag=noticias&id=16971.

Fonte: ASCOM/UNIR