Coluna da Jussara Gottlieb - 2 ª Oficina de Cinema com Anselmo Vasconcellos

A oficina aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de janeiro, na UNINTER – Polo Porto Velho

Jussara Gottlieb
Publicada em 26 de January de 2018 às 15:19

Viver é acalentar sonhos e esperanças, fazendo da fé a nossa inspiração maior. É buscar nas pequenas coisas, um grande motivo para ser feliz!
MÁRIO QUINTANA

 

O sucesso absoluto da primeira Oficina de Cinema ensejou a realização da 2ª OFICINA DE CINEMA E TV que aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de janeiro, na UNINTER – Polo Porto Velho, sob a tutela do conhecido e competente ator, diretor e professor de cinema ANSELMO VASCONCELLOS que mais uma vez, volta a Porto Velho para ministrar curso de especialização na área que domina e faz questão de multiplicar profissionais para que as belezas e potenciais artísticos sejam condutores das belezas de nosso país não apenas voltado ao turismo mas ao conhecimento de nossos valores regionais que até então não tinham uma forma de aprimorar seus trabalhos. Agora, com a orientação dos caminhos e da tecnologia disponível aliada à teoria e à prática, toda arte desponta com maior grandeza e fica mais real, não deixando nada a dever a qualquer centro avançado em peças para o cinema e tevê do nosso país. Rondônia brota com excelência e é isso que move a empreendedora Izabel Cristina da Silva, presidente da Associação Instituto do Babaçu da Amazônia (AIBA) que, com apoiadores empenhados em mostrar nossa arte, inicia um novo capítulo para Rondônia.


Izabel Cristina, apaixonada pela Amazônia e pela possibilidade de mostrar Rondônia e toda sua história, proporcionou o contato de todos com o espetacular ator, professor e diretor de cinema Anselmo Vasconcellos

A oficina de atuação em cinema e TV  inicia com ENSAIOS DA ATUAÇÃO: PENSADORES E SUAS REFLEXÕES, EXPERIÊNCIAS sobre atuar e como parar de atuar. O WORKSHOP analisa como, em cada década pensadores e artistas refletiram e revisaram o trabalho de atuação. Por meio de conversas e práticas, o curso aborda conceitos essenciais da atuação ética e livre, o dramático e o pós dramático. 


O ator Anselmo Vasconcellos recebendo um livro de José Detoni e presenteando com uma obra sua “MIA a holandesa de pés descalços” na palestra proferida pelo ator no Centro Universitário São Lucas

O programa também passou por temas como “O Teatro da Não Representação nas ideias de Artaud”, Bob Wilson, Grotowiski, Living Theater, a Performance Essencial preconizada por Denise Stoklos como construção individual e original do ator, o Manifesto do Menos do ator, do cineasta, diretor e dramaturgo Carmelo Bene, o Como Parar de Atuar, técnica de Harold Guskin, a abordagem REVITALIZADORA de interpretação para teatro, cinema e TV; e realizações de performances em apresentações públicas para prática de construção do improviso. Ministrado por: Anselmo Vasconcellos".

Ao concluir mais essa programação extensa de conhecimento, Izabel Cristina, presidente da Associação Instituto Babaçu da Amazônia e promotora do evento, registrou o apoio de empresas sólidas da área da saúde que têm histórias para contar, como é o caso do Hospital Prontocordis que existe desde a década de setenta e nesses anos integra esse projeto grandioso considerando que o Estado de Rondônia tem muito para contar que o mundo precisa conhecer e nessa trajetória de sucesso, quer fazer parte dessa nova história, do momento vital que cria o “antes e depois” da Oficina de Atuação em Cinema e TVproporcionar novos horizontes aos valores locais e produzir obras significativas.

O Laboratório Ary Pinheiro também participou do empreendimento marcante registrando sua presença nesse momento histórico de Rondônia e Izabel Cristina proporcionou a todos conhecer um pouco mais da história desse importante e pioneiro laboratório através de um vídeo em que relata sua trajetória com o trabalho de Oadmil Monteiro da Silva e Benedito Rondon, dedicados profissionais que em 1970, com coragem e dedicação, marcaram importante capítulo da história da saúde de nosso Estado.

Na segunda oficina mais de trinta inscritos concluíram o treinamento e o final foi fantástico com avant première do curta CADÊ CLARICE? Exibido no Sol Gastronômico, com duração de 15 minutos preciosos, que foi algo indescritível! 


Izabel Cristina em entrevista com Léo Ladeia, relatando a evolução desse trabalho que começou com workshop em02 maio de 2017, com a presença de Luis Apurinã, um dos valores revelados na 1ª Oficina de Atuação em Cinema e TV

Ver a alegrias dos atores, a satisfação de saber que aprenderam o essencial da técnica da arte do cinema e da TV, foi imensurável e fica aqui o registro do empenho da maravilhosa Izabel Cristina da Silva, que com seus parceiros como o Rondoniaovivo que contou com a dedicação integral de Paulo Andreoli que acabou entrando no rol de atores, super aplaudido, ao Prontocordis, Laboratório Ary Pinheiro e à Uninter, tornou tudo isso possível formando um grupo de alunos dedicados, empenhados em aprender com o mestre Anselmo Vasconcellos. Importante registrar que esse trabalho de Izabel iniciou em 02 de maio de 2017 com um workshop e hoje, na 2ª Oficina de Atuação em Cinema e TV alcançou uma repercussão super favorável provando que não é apenas um acontecimento, mas uma sequência que promete cada vez mais a formação de um núcleo que além de revelar novos profissionais, descobre talentos capazes de enfrentar desafios bem mais amplos.

CURTAS

EMAIL

Entre em contato comigo através do email: jussarapvh@ hotmail.com

ABSURDO

 A cada dia que passa aumentam os furtos nos veículos em toda cidade. Agora os proprietários de veículos que estacionam em qualquer via podem ter uma surpresa desagradável ao retornar e ver os vidros quebrados e tudo que havia no interior desaparecer. É bom que todos os órgãos de segurança, seja da Polícia Civil ou Militar, recebam esse alerta e consigam, seja com policiamento ou através das câmeras que estão espalhadas pela cidade, não apenas multar, mas principalmente detectar quem está fazendo isso e tomar as medidas cabíveis e para os prejudicados ingressar com ação de ressarcimento.

JANTAR

Jantar dos mais badalados aconteceu recentemente em Brasília entre políticos da nossa bancada com um grupo de chineses. Claro que houveram deduções de tal importante evento social, embora restrito. Comentários amplos rodearam os jornalistas e insinuações diversas acabaram sendo cogitadas sobre aquisições de segmentos importantes da Amazônia, em especial da área de energia.

AS REDES SOCIAIS

As redes sociais, em especial o facebook tem reunido olhares de todos os pré candidatos nas próximas eleições. Além dos convites de adesões formulados através da tevê, cada um está sondando seu eleitorado. Lamentavelmente muitos dos que poderiam fazer um grande trabalho – não tem grana para trilhar essa difícil estrada em que poderosos desfilam com carrões e muita gente à sua disposição. Agora veremos nossos representantes pelas ruas, restaurantes, lanchonetes buscando um aperto de mãos – e emoção do povão – que assim verá os candidatos por pouco tempo porque depois, em Brasília ou seja onde for, certamente nem lembrarão das necessidades que estão aí e que impedem o direito à vida – sofrendo nas portas dos hospitais, sem estrada, sem escola, sem alimentação, sem emprego etc...blindados pela palavrinha “Poder”!

ANIVERSARIANTES

A Unimed Rondônia presta suas homenagens aos médicos cooperados que aniversariam, parabenizando-os pela data e desejando muitas felicidades:

  • Francisco Xavier Parente – dia 24 de janeiro
  • Silvia Pontes de Miranda Almeida – dia 24 de janeiro
  • Lúcia Helena Pereira Altomar – dia 27 de janeiro
  • Pedro Luiz Iankowski – dia 27 de janeiro
  • Roaldo Luiz Valiati – dia 28 de janeiro

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook