Cassol e a genialidade do factoide

Fato é que Ivo Cassol não é candidato a coisa alguma em 2018 e isto por uma razão bastante simples, ele foi condenado por unanimidade pelo Supremo Tribunal Federal no dia 08.08.2013 nos autos da Ação Penal 565 à pena de quatro anos, oito meses e vinte e seis dias pelo crime contra a administração pública de frustrar ou fraudar o caráter competitivo de processo licitatório, previsto no art. 90 da Lei das Licitações, a Lei 8.666/93.

Ernande Segismundo (*)
Publicada em 25 de setembro de 2017 às 19:12
Cassol e a genialidade do factoide

O senador Ivo Cassol está condenado à cadeia, mas anda por aí alardeando que é candidato ao Governo. Pura enganação!

Augusto Marzagão, jornalista, eterno assessor de Jânio Quadros, de quem foi secretário particular, era um expert em factoides, até mesmo porque para trabalhar com Jânio era necessário um prodigioso jogo de cintura para afastar o chefe dos quotidianos e imensuráveis questionamentos da imprensa sobre a vida e os atos do polemíssimo ex-presidente e ex-prefeito de São Paulo.

Certa vez, prefeito de São Paulo, Jânio foi à Europa em missão oficial e, concluída a viagem, enviou toda a comitiva de volta e ficou em Londres com sua esposa, Dona Eloá, por longos noventa dias, apreciando o que de melhor os escoceses sabem fazer, de preferência de 21 anos, encarregando Marzagão de inventar histórias e estórias para entreter a imprensa e a opinião pública acerca do sumiço internacional do prefeito.

Pois bem, Augusto Marzagão teve a extraordinária capacidade de inventar uma história ou estória diária acerca da agenda de Jânio Quadros na Europa pelos tais noventa dias e posteriormente ficou famoso, dentre outras, por esta inacreditável façanha de criar noventa plausíveis factoides que na mais fria realidade não diziam nada com coisa alguma.

Tal episódio do folclore político de Jânio Quadros me vem à lembrança todas as vezes que leio na imprensa local notícias sobre a candidatura do Senador Ivo Cassol ao governo do Estado de Rondônia em 2018. Mais perplexo ainda quando a informação parte das colunas políticas dos mais bem informados escribas cá das terras de Rondon. Na verdade, tais jornalistas ou estão enganados ou querem enganar alguém.

Fato é que Ivo Cassol não é candidato a coisa alguma em 2018 e isto por uma razão bastante simples, ele foi condenado por unanimidade pelo Supremo Tribunal Federal no dia 08.08.2013 nos autos da Ação Penal 565 à pena de quatro anos, oito meses e vinte e seis dias pelo crime contra a administração pública de frustrar ou fraudar o caráter competitivo de processo licitatório, previsto no art. 90 da Lei das Licitações, a Lei 8.666/93.

A relevância dessa condenação para as eleições de 2018, é que o art. 1º, letra ‘e’, inciso 1 da Lei das Inelegibilidades, isto é, a Lei Complementar 64/90, estabelece taxativamente que são inelegíveis os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos após o cumprimento da pena, dentre outros, pelos crimes contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público.

Deste modo, independentemente do trânsito em julgado da Ação Penal 565 a que o Senador Cassol responde perante o STF, tampouco do resultado do julgamento dos embargos de declaração opostos por ele naquele processo, Ivo Cassol se encontra peremptoriamente inelegível, pelo menos, até 2029, sem choro nem vela.

Isto porque a inelegibilidade de oito anos de que trata a Lei Complementar 64/90 será contada somente após o cumprimento da pena de quatro anos, oito meses e vinte e seis dias.

É certo que a Constituição Federal, em seu artigo 15, inciso III estabelece que é vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos, porém o art. 1º, letra ‘e’, inciso 1 da Lei Complementar 64/90 impede a candidatura daqueles que foram condenados por órgão colegiado, independentemente do transito em jugado, ainda mais em se tratando de julgamento em única e última instância como é o caso de ações penais julgadas pela Suprema Corte do País.

Nesta perspectiva, em que pese a excepcional capacidade técnica de seus advogados, a possibilidade de Ivo Cassol ser candidato a qualquer cargo público nas eleições de 2018 é uma hipótese matemática igual a zero.

Diante deste quadro fático e jurídico impressiona a importância que se dá cá na Aldeia à essa suposta e absolutamente improvável candidatura do Senador Cassol ao governo do Estado, o que se deve certamente à sua assombrosa capacidade mercadológica, que sabe vender a si mesmo como produto eleitoral como ninguém e o transforma num gênio do factoide, tal qual Augusto Marzagão, aquele que transformou os noventa dias de porre de Jânio Quadros em Londres numa estafante jornada de trabalho na década de 80 do século passado.

(*) ERNANDE SEGISMUNDO – É advogado, especialista em Direito Eleitoral.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    Alberto Soares da Silva 26/09/2017

    OLE OLE OLÁ.... IVO CASSOL VAI VOLTAR! CHORA PETEZADA!! NOTA DA REDAÇÃO A inserção do texto no Facebook é automática e tem ocorrido problema. Uma determinada matéria vai com a foto de outra. Estamos corrigindo. No caso específico do deputado Expedito Neto, o texto no Face foi excluído, pois sua foto foi anexada indevidamente em outra matéria com a qual o parlamentar não tem nenhuma relação. Obrigado por sua observação, prezado leitor.

  • 2
    image
    Ernande Segismundo 26/09/2017

    Meus Caríssimo leitores e leitora. O objetivo do artigo foi abrir uma discussão eminentemente técnica sobre a propalada candidatura do Senador ao governo do Estado. Não emiti qualquer juízo de natureza política a favor nem contra o ilustre Senador. Fiz até um elogio, pois Ivo Cassol é uma sumidade em matéria de marketing eleitoral e um ótimo articulador de factoides. Na minha opinião, se ele fosse candidato ao governo do estado, dificilmente alguém conseguiria derrotá-lo, pois é uma máquina eleitoral impressionante.

  • 3
    image
    ODAIR MARTINI 25/09/2017

    Meu preclaro Segismundo, Ex-Petista que, pelo que sei não participou da administração do Roberto mas brigou feio com ele e se desfiliou do partido. Quanto ao também meu amigo IVO CASSOL, acho que seria imbatível na próxima eleição, mas acho que "o Cassol" que estará na Urna será a Dra. Jaqueline a quem encontrei no interior em pleno trabalho de formiguinha, aliás, com muita sucesso. Aos amigos da internet digo apenas para não ofender ninguém já que este é um espaço maravilhoso para difundir idéias e informações. Um abraço a todos ODAIR MARTINI

  • 4
    image
    Adriano Lopes dos Santos Preatto 25/09/2017

    IVO CASSOL VEM AI!!! PRIMEIRO TURNO!!!! ELE VAI VARRER AQUELES QUE SAQUEAREM O ESTADO DE RONDONIA! QUEM VIVER VERÁ

  • 5
    image
    Mariana 25/09/2017

    Não quero defender o senador a que se refere o militante petista, mas mostrar o quanto este povo é parcial, a organização criminosa que mais assaltou este país, nunca antes neste país, para relembrar os " 4 dedos" , se roubou tanto como nestes 13 tristes anos de Ptismo. Nem tampouco quero defender estes corruptos que estão instalados agora em Brasília, mas tenha paciência Doutor, menos meu amigo, vamos escancarar as vísceras deste pobre país! Qual o medo de concorrer com CASSOL ou qual o medo de concorrer com  o já condenado também LULA? Pena que as elites como o Doutor Segismundo não aproveita sua inteligência para ajudar o povo brasileiro e só pensa em seus desejos inconfessáveis! Pena ter escrito este artigo, saiu muito menor Doutor Segismundo!

  • 6
    image
    Filipe A. 25/09/2017

    Caro Dr. Adv.  Segismundo, muito interessa denegrir a imagem do Senador Cassol. Porém, cadê as suas manifestações quanto aos recursos recebidos por seu colega de militância, o Ex - Prefeito Roberto Sobrinho, para conclusão dos viadutos do trevo do roque, isso eu não lembro de ter lido. Cadê as suas manifestações quanto a candidatura do Roberto, no ano de 2016, quando o mesmo teve a triste saída da corrida eleitoral. Enfim, cadê a sua imparcialidade???

  • 7
    image
    Marcílio Alcântara Pessoa 25/09/2017

    Vindo do Sigismundo, militante de carteirinha do PT, o qual participou da administração do Roberto Sobrinho, aquele que fez evaporar o dinheiro do viaduto do trevo do Roque. Partido esse PT que montou uma quadrilha para assaltar, roubar e delapidar o dinheiro do povo Brasileiro. Partido odiado pelo povo de Rondônia e do Brasil. Sei que o PT tem pavor do Ivo Cassol ser Governador. Se alguém quer criticar ou opinar sobre o Ivo, que no mínimo seja imparcial. Bay bay PTzada!! !

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook