Câmara Municipal vai sofrer devassa do TCE

Gessi Taborda

Publicada em 18 de janeiro de 2017 às 09:18:00

Em Linhas Gerais

[email protected]

 

FILOSOFANDO

Há só uma coisa mais poderosa que todos os exércitos do mundo: uma ideia cujo tempo é chegado.” VITOR HUGO ( 1802/1885), novelista, dramaturgo, poeta, ensaísta, artista e estadista francês, que teve destacado ativismo na defesa dos direitos humanos e importante atuação política em seu país.

 

PREMIADA

Logo de manhã uma fonte bem informada realçava uma nota publicada na coluna ainda no ano passado. Segundo essa fonte está na fase conclusão a negociação de uma delação premiada da ex-vereadora (chegou a ser presidente da Câmara Municipal) e ex-deputada Helen Ruth, hoje foragida da Justiça, entregando figurões da Assembléia Legislativa na esperança de assim conseguir um relaxamento no cumprimento do mandato de prisão contra si e até amenização de sua pena. Difícil prever se ela vai conseguir o “alívio” pretendido. Uma coisa é certa: como a foragida sempre transitou com desenvoltura nos mais altos círculos do Poder, certamente a suposta delação pode deixar gente grande vivendo um período de muita tensão.

 

ARQUITETANDO

É realmente muito cedo para saber se o novo prefeito já está arquitetando alguma tática capaz de culminar com o recebimento de investimentos da iniciativa privada (dentro das PPPs defendidas na campanha) para combater os pontos de estrangulamento do desenvolvimento econômico e social de Porto Velho, como a questão do esgotamento sanitário. E mesmo diante das escassas notícias sobre questões dessa importância, já circula nas coxias nomes ligados ao tucanato que se articulam para garantir um naco nesses negócios. Tem gente doida para ficar (mais) rica depressa.

 

ESTÉRIL

A escassez de notícias de verdade em pleno recesso político num estado como Rondônia é uma coisa natural. Mas dessa vez a situação está mais estéril. A ponto de ontem, em vários veículos da mídia, a simples limpeza de uma caixa d’água num hospital municipal (em Jarú) ter ocupado espaço normalmente reservado apenas para “notícia” de verdade.

 

TSKTSK

É informe de cocheira que circulava ontem nos limites da principal casa política rondoniense. Vai desaguar – de acordo com o informe – a qualquer hora nas mãos de um promotor do chamado círculo duro do MP, uma denúncia de que candidatos aprovados em concurso público promovido pela municipalidade estão sendo preteridos em para permitir o provimento de gente com QI de ressonância política em cargos “em comissão”. Denunciantes estariam municiados de documentos, inclusive de print de respostas dadas por gente ligadas à gestão através das redes sociais.

 

VOLUNTARISMO

A burocracia do executivo municipal continua emperrando a regularização de pessoal de gabinetes do primeiro escalão. Até esse momento, só para citar um caso, o contador Clodoaldo, homem de confiança do vice-prefeito Edgar do Boi, cuida da parte administrativa do gabinete sem estar nomeado para o cargo.

É puro voluntariado. E no caso de Clodoaldo é possível que ele nem queira mais continuar, convencido de que “é mais negócio” cuidar de seu escritório de contabilidade, onde tem uma grande carteira de clientes importantes no mundo empresarial rondoniense.

 

EURO

Esbanjando simpatia e saúde, o jornalista Euro Tourinho, diretor geral do diário Alto Madeira (o mais antigo da região norte) e decano da imprensa rondoniense, compareceu ao almoço realizado no “O Compadre”, numa homenagem dos integrantes da redação do AM pela passagem dos seus 95 anos de idade.

O evento foi organizado pela competente secretária do jornal, a afável Dona Helena. E, como não podia deixar de ser, teve o colunista Taborda, o Ciro Pinheiro, o editor Lúcio Albuquerque, além de repórteres (como o Leivinha) e representantes dos demais departamentos entoando o “Parabéns Prá Você”, seguido de muitos aplausos ao querido aniversariante.

 

NA MIRA

Vereadores da nova legislatura deverão pisar em ovos já no inicio das atividades desse ano, em Porto Velho. Ainda sem confirmação por fontes qualificadas já se repete à boca miúda que uma tomada de contas especial está em andamento para investigar novas suspeitas de manobras antirepublicanas na Casa. Até agora as especulações estão no nível do informe.

 

TEMA DURO

Quem que mora em Velho que não gostaria de ver novamente a EFMM percorrendo os trilhos com sua lúdica Maria Fumaça, mesmo num trecho recuperado para servir pelo menos de atração turística? Ora, claro que praticamente todos gostariam de ver isso acontecendo.

Todavia isso é praticamente impossível por fatores que fogem ao controle do município e até do estado: a crise econômica e falta de dinheiro para um investimento dessa envergadura.

 

COMO ACREDITAR?

Torçamos pelo menos para a implantação de algum projeto de urbanização dá orla do rio Madeira e, claro, da transformação do espaço apelidado de Praça da EFMM numa praça de verdade, com arborização, iluminação, equipamentos de lazer e até os prosaicos bancos para estimular a convivência comunitária. Se conseguirem fazer isso, já tá de bom tamanho.

Como acreditar que uma prefeitura tecnicamente quebrada, sem condições sequer de cuidar dos espaços públicos do centro vai ressuscitar uma EFMM com a pompa do passado. Promessas nesse sentido não passam de “Truque de Madame”.

 

MUITO DIFÍCIL

Você, caro leitor, acredita mesmo que conseguiremos ver a BR 364 duplicada entre Porto Velho e Vilhena? Bom, talvez você acredite em duendes e mula sem cabeça. As estradas da malha federal, em todo o Brasil, estão erodidas, até em estados com forte representação política e econômica. Com uma bancada de parlamentares em Brasília dominada por integrantes do baixo-clero vai ser difícil conseguir que nossa BR tenha asfalto de qualidade e até mesmo as terceiras faixas nos trechos de maior trânsito.

 

ANTECIPAÇÃO

Em meio à crise do sistema penitenciário nacional e do governo federal com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes (PSDB), subiu no telhado. Tudo somado, Michel Temer avalia antecipar a reforma ministerial, que pretendia em fevereiro, para este mês, começando pela Justiça.

 

IMPRESSIONANTE

É impressionante como um vereador que foi afastado das funções, passou vários dias na cadeia e, mesmo assim, conseguiu se reeleger e nessa nova gestão, apesar das denúncias de corrupção, parece que vai longe. Consta que possuí influência até mesmo sobre seus pares... Como pode isso? Ah! Me lembrei: em nosso estado vereadores tomam posse algemados e depois voltam para a cadeia. E bate o bumbo.