CACOAL: Rios enchem e moradores se preparam para alagações e alagamentos

A Defesa Civil de Cacoal faz o alerta aos moradores para que se preparem para os próximos meses pois a previsão é de muitas chuvas e a colaboração dos cidadãos irá prevenir danos.

Por: André Guedes
Publicada em 10 de janeiro de 2018 às 10:51
CACOAL: Rios enchem e moradores se preparam para alagações e alagamentos

Os níveis dos rios em Cacoal já começaram a subir no início do mês de janeiro de 2018. Os moradores ribeirinhos contam como é viver próximo ao rio e sempre aguardar um período que ele tende a subir e alagar as casas. A Defesa Civil de Cacoal faz o alerta aos moradores para que se preparem para os próximos meses pois a previsão é de muitas chuvas e a colaboração dos cidadãos irá prevenir danos.

Acompanhando a situação estive no Riozinho, bairro localizado há 8km de Cacoal, conversando com o seu Antônio Paulo (67), conhecido como Toinzinho, que mora em Rondônia há mais de 48 anos. Ele contou sobre a experiencia de viver próximo ao rio, destacando pontos bons como a tranquilidade, a chance de ter suas plantinhas, mas lembrou que sempre no mês de Março enfrenta as chuvas que elevam o nível do rio e chega a mais de um metro dentro de sua casa. Ele ainda mostrou como seus vizinhos estão construindo as novas casas com uma base de mais de um metro de altura, prevenindo que a chuva estrague os móveis.

Seu Toinzinho mostrando a marca que a água deixou na última enchente em Cacoal

O Coordenador da Defesa Civil em Cacoal, Francisco Nóbrega, falou com nossa reportagem e alertou sobre o período chuvoso e as expectativas do aumento pluvial. A possibilidade de enchentes é real, principalmente pela situação das pontes na marginal da BR 364 que ainda não foram resolvidas pelo DNIT, responsável das obras federais, explicando que a Prefeitura pediu apoio de Deputados Federais e Senadores para fazer a ampliação da abertura da ponte para o escoamento da água e ainda não foram atendidos.

Nóbrega ainda agradeceu pelo apoio da população nas atividades de limpeza realizadas no ano de 2017 em Cacoal e pediu que os moradores continuem preservando as margens dos rios e o meio ambiente de forma geral para a melhoria da qualidade de vida, e principalmente prevenção de saúde, já que o lixo atrai doenças.

Confira o áudio da entrevista com o Coordenador da Defesa Civil em Cacoal, Francisco Nóbrega.

https://soundcloud.com/amazonia-web/audio-entrevista-chico-nobrega-defesa-civil-cacoal-10012018

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Espaço Alternativo

Espaço Alternativo

Quem, como eu e muitos, que usamos do Espaço há muitos anos, e que não fazemos dali apenas local para selfies, temos uma preocupação que entendo ser mais que coerente: a segurança e a conservação daquela área.