BOLSA FAMÍLIA: ​Beneficiários devem comparecer às unidades de saúde para avaliação

Acompanhamento é realizado duas vezes ao ano e quem não fizer poderá perder o benefício.

Comdecom
Publicada em 05 de abril de 2017 às 11:45
BOLSA FAMÍLIA: ​Beneficiários devem comparecer às unidades de saúde para avaliação

A prefeitura de Porto Velho está realizando o acompanhamento do estado de saúde dos beneficiários do Bolsa Família. O titular deve comparecer à unidade de saúde mais próxima de sua casa acompanhado das crianças e adolescentes cadastrados. Deve também apresentar o Cartão do Programa.

Noeli Nunes de Lima, da coordenação do Bolsa Família em Porto Velho, explica que esse acompanhamento de saúde (vigência) é realizado duas vezes ao ano. A primeira de fevereiro a julho e a segunda vigência de agosto e dezembro.

Conforme as condicionalidades estabelecidas pelo Governo Federal, o município deve acompanhar o peso das crianças, altura, vacinas (se estão em dia ou não) e a situação do aleitamento materno, nesse caso para as crianças menores de dois anos. As mulheres também passam pelo acompanhamento do peso, altura, situação gestacional e data da última menstruação (em caso de gestante) e pré-natal.

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda destinado às famílias em situação de maior risco e vulnerabilidade social, vinculado as condicionalidades nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Na assistência social é realizado o cadastro ou recadastramento, inclusão no programa e acompanhamento da situação socioeconômica e psicológica das famílias beneficiárias, as quais são acompanhadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf).

Na educação é realizado o acompanhamento sobre o desempenho e frequência da criança ou adolescente na escola ou instituição na qual está matriculada. Nesse caso o acompanhamento é feito pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook